A ORIGEM E EVOLUCAO DA AUDITORIA NO BRASIL

961 palavras 4 páginas
A ORIGEM E EVOLUCAO DA
AUDITORIA NO BRASIL E NO
MUNDO

COMPONENTES:

CÁSSIO A. SANTANA BALDI
DIEGO B. RODRIGUES
DRIELLE M. MARÇAL
EUTIQUIA V. RAMOS
SUELY LIMA LIRA

ORIGEM DA AUDITORIA NO
MUNDO




Documentos históricos afirmam que os imperadores romanos nomeavam altos funcionários que eram incumbidos de supervisionar todas as operações financeiras de seus administradores provinciais e lhes prestar contas. A palavra auditoria tem origem no latim, vem de
“audire”, que significa ouvir.

ORIGEM DA AUDITORIA NO
MUNDO




Os primeiros vestígios de atividades relacionadas à auditoria surgiram na antiga Suméria, comprovados por meio de provas arqueológicas de inspeções e verificações de registros a mais de 4.500 anos antes de Cristo.
Posteriormente, outros relatos aconteceram em
Roma, em Londres, em Paris, em Veneza, em Milão e em Bolonha.



O fator que alavancou atividade da auditoria foi a
GRANDEZA ECONÔMICA E COMERCIAL DA
INGLATERRA E DA HOLANDA, em fins do século

passado, bem como dos Estados Unidos, onde hoje a profissão é mais desenvolvida, determinou a evolução da auditoria, como consequência do crescimento das empresas, do aumento de sua complexidade e do envolvimento do interesse da economia popular nos grandes empreendimentos.

ORIGEM DA AUDITORIA NO
BRASIL




No Brasil, o aparecimento da auditoria está ligado à imigração de empresas internacionais em territórios brasileiros. O surgimento e evolução da auditoria estão primariamente relacionada com a instalação de empresas internacionais de auditoria independente, uma vez que investimentos também internacionais foram aqui implantados e compulsoriamente tiveram de ter suas demonstrações contábeis auditadas.

ORIGEM DA AUDITORIA NO
BRASIL






As principais influências que possibilitaram o desenvolvimento da auditoria no Brasil foram: 1. Filiais e estrangeiras; subsidiárias

de

firmas

2. Financiamento de empresas brasileiras através de entidades internacionais.

3. Crescimento das empresas

Relacionados