A ORIGEM DOS PICTOGRAMAS

1733 palavras 7 páginas
A QUESTÃO DA ESCRITA
A Origem da Escrita e seu Surgimento No início, a escrita era feita através de desenhos: uma imagem estilizada de um objeto significava o próprio objeto. O resultado era uma escrita complexa (havia pelo menos 2.000 sinais) e seu uso era bastante complicado. Essa escrita, na forma de Desenhos, se chamava pictográfica. Os sinais tornaram-se gradativamente mais abstratos, tornando o processo de escrever mais objetivo.
O sistema pictográfico evoluiu para uma forma escrita totalmente abstrata, composta de uma série de marcas na forma de cunhas e com um número muito menor de caracteres.
Esta forma de escrita ficou conhecida como cuneiforme (do grego, em forma de cunha) e era escrita em tabletes de argila molhada, usando-se uma espécie de caneta de madeira com a ponta na forma de cunha. Quando os tabletes endureciam, forneciam um meio quase indestrutível de armazenamento de informações.
A escrita cuneiforme era composta de aproximadamente 600 símbolos, distribuídos de cima para baixo e da direita para a esquerda.
A escrita cuneiforme foi usada para a forma escrita das línguas da Assíria e Babilônia, línguas bastante diferentes da sumeriana. Embora a escrita cuneiforme fosse muito menos adaptada a estas línguas, a escrita foi amplamente usada no Oriente Médio, numa vasta gama de documentos, desde registros comerciais até cartas de reis.
A escrita cuneiforme evoluiu para a escrita ideográfica não utilizava apenas rabiscos e figuras associados à imagem que se queria registrar, mas sim uma imagem ou figura que representasse uma ideia, tornando-se posteriormente uma convenção de escrita. Os leitores dependiam do contexto e do senso comum para decifrar o significado. As letras do nosso alfabeto vieram desse tipo de evolução. Algumas escritas ideográficas mais conhecidas são os hieroglíficos egípcios, as escritas sumérias, minoica e chinesa, da qual provém a escrita japonesa.
A escrita alfabética apesar de ter sua origem nos

Relacionados