a origem do transporte aéreo no brasil

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 18 de junho de 2013
A ORIGEM DO SETOR DE TRANSPORTES AÉREOS NO BRASIL: 1920-1960
A economia brasileira passou por profundas transformações entre as décadas de 1920 e 1950. Na década de 1920 o modelo de crescimento voltado para fora, liderado pela agro exportação, foi levado ao limite com as políticas permanentes de valorização do café. O crescimento do setor primário exportador apoiado no trabalho assalariadodinamiza os setores da indústria e serviços, que atingem um razoável patamar de diversificação. As primeiras décadas do século XX foram, também, marcadas pelo ingresso do capital estrangeiro no setor de serviços, como nas ferrovias, bancos, transporte aéreo etc.
O setor de transporte aéreo no Brasil surge na segunda metade da década de 1920, dominado por duas subsidiárias de empresas estrangeiras – aCompagnie Générale Aéropostale e a Condor Syndikat. A Compagnie Générale Aéropostale era uma empresa francesa, fundada em 1919, aproveitando a expertise de pilotos veteranos da Primeira Guerra Mundial. A Condor Syndikat era uma subsidiária da empresa alemã Lufthansa. Criada em 20 de outubro de 1927, a empresa teve seu nome modificado para Serviços Aéreos Condor Ltda., por ocasião da Segunda GuerraMundial, quando foram nacionalizadas diversas empresas alemãs atuantes no Brasil.
A Viação Aérea Rio Grandense S/A (VARIG) foi fundada em 1927 por um alemão naturalizado brasileiro, com a ajuda da Condor Syndikat. Na década de 1930, a empresa amplia suas operações dentro do Rio Grande do Sul.
A Panair do Brasil, subsidiária da Pan American Airways de origem norte americana, é autorizada aoperar as linhas internacionais em 1929, e inicia a ligação com Buenos Aires e Nova York em 1930.
A Viação Aérea São Paulo (VASP), criada por um grupo de empresários nacionais, começou a voar em 1933, operando as linhas entre São Paulo, Ribeirão Preto, Uberaba, São Carlos e Rio Preto. Após dificuldades financeiras, a VASP foi absorvida 75 pelo estado de São Paulo ainda em 1934. Na década de 1930, aempresa ampliou sua operação no interior de São Paulo. Em 1933 foi fundada a Aerolloyd Iguassú, que operou as ligações entre São Paulo, Curitiba, Joinville e Florianópolis, até ser vendida para a Vasp em 1939.
A estrutura do mercado de transporte aéreo na década de 1930 foi marcada por fortes barreiras à entrada geradas pelo acesso privilegiado à tecnologia – as inovações radicais que caracterizama evolução da indús-tria de transporte aéreo nos anos 1930 só eram acessíveis às subsidiárias de empresas estrangeiras. Além das restrições tecnológicas, a fragilidade gerencial-financeira do incipiente capital nacional também limitava a atuação das empresas brasileiras, o que resultou no predomínio das empresas estrangeiras nas décadas de 1920 e 1930.
A década de 1940 foi marcada pelo processode difusão tecnológica no setor de transporte aéreo, que reduziu as barreiras à entrada, tornando o setor acessível ao capital nacional. A partir de então, o mercado passou a ser dividido por empresas nacionais e estrangeiras.
Na década de 1950, as empresas aéreas nacionais consolidam suas posições nos mercados domésticos e internacional e passam a contar com o apoio de políticas industriais. Nofinal da écada de 1950, o setor passa por um novo período de inovações radicais. Este novo ciclo de inovações foi incorporado pelas grandes empresas nacionais.
A partir da Segunda Guerra Mundial, o setor de transporte aéreo foi dominado pela tecnologia e capital norte-americanos. Durante o conflito, as empresas de origem alemã foram entregues ao capital nacional. Ainda na época da Segunda GuerraMundial, a empresa Serviços Aéreos Condor Ltda. mudou sua razão social para Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul Ltda., passando a utilizar aviões norte-americanos e se desligando do capital alemão. Em 1941 os executivos alemães da VARIG foram afastados, passando a companhia a ser presidida por Ruben Berta.
Entre 1943 e 1945 foram criadas diversas empresas de transporte aéreo no Brasil. Isto só foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transporte aéreo no brasil
  • Transporte aéreo no Brasil
  • O Transporte Aéreo de Cargas no Brasil
  • Transporte aéreo no brasil. a crise da aviação comercial.
  • Transporte Aéreo
  • transporte aéreo
  • Transporte aéreo
  • transportes aereos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!