A origem do pensamento lógico

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
A ORIGEM DO PENSAMENTO LÓGICO

Reginaldo José Mendonça – acadêmico de Direito UNASP 2



RESUMO
Este artigo apresenta a origem do pensamento lógico, como Aristóteles através do organon, criou a lógica para entender onde os textos não eram muito claros, veremos também a respeito do raciocínio, os pensamentos dos grandes filósofos e também dos empírico-positivistas a respeito da lógica eainda um breve trecho de como a lógica se relaciona com o Direito.

PALAVRAS-CHAVE: lógica, pensamento lógico, raciocínio.


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca apresentar, através de embasamento teórico, o surgimento do pensamento lógico. Além de apresentar diretrizes para o desenvolvimento da lógica acompanhada de pensamentos reflexivos de Aristóteles, Platão, Sócrates e Parmênidessobre determinados assuntos. O mesmo ressalta também a importância da lógica para o curso de direito.













2 .0 RACIOCÍNIO/LÓGICA
De acordo com os pensamentos de Chaïm Perelman:
A palavra “raciocínio” apresenta tanto um exercício mental, quanto um produto desse exercício, este exercício de quem raciocina pode ser objetos de estudos sociológicos, fisiológicos, sociais,psicológicos e culturais. Estes poderão revelar as influências de toda a espécie que ele sofreu e que permitem situar o fenômeno em seu contexto, mais o raciocínio como produto dessa atividade intelectual, pode ser estudado independente das condições de sua elaboração: serão examinados o modo como foi formulado, o estatuto das premissas e da conclusão, a validade do vínculo que as une, a estrutura doraciocínio, sua conformidade a certas regras ou a certos esquemas conhecidos de antemão: este exame pertence a uma disciplina que chamamos de lógica.(1998)

2.1 ORIGEM DO PENSAMENTO LÓGICO
Edmundo Dantès aduz em seu livro de lógica aplicada a advocacia que a lógica surgiu a mais de 20 séculos, e que os seus descobridores foram os gregos. As raízes da lógica formal encontram-se na maiêutica deSócrates que, aperfeiçoada por Platão torna-se a dialética.
Antecedendo Sócrates e Platão, seis séculos antes de Cristo, Parmênides entreviu a relação entre coerência do pensamento com a forma do discurso e descobriu o principio da identidade: o que é é; o que não é, não é. Parmênides teve um papel importante na evolução da lógica, pois, uma das bases de sua filosofia, era a aplicação rigorosa dascondições do pensamento à determinação do ser.
Consoante Abagdano em seu dicionário de filosofia, a lógica origina-se das palavras, proposições, orações e também pensamentos, e ela é equivoca devido as suas incertezas, assim como equivoca é a noção, segundo o grande Aristóteles, o primeiro pensamento lógico vem de um grupo de escritos reunidos no organon, (nome dado ao seu conjunto de obras arespeito da lógica, Aristóteles partiu do princípio de identidade o que é é, de Parmênides para criar estas obras) e constituem o primeiro e amplo trabalho sobre a disciplina de lógica. No início Aristóteles define a lógica sem lhe dar um nome, ele a chama de, a ciência que se prepara para pesquisar como ciência da demonstração e do saber demonstrativo, onde porém, além do mais,o texto não é muito claro.Além do conceito de Aristóteles, vejamos outras definições para o pensamento lógico, de acordo com os empírico-positivistas, a lógica é o conjunto de estudos tendentes a expressar em linguagem matemática, as estruturas e operações do pensamento, deduzindo-a de um número reduzido de axiomas, com a finalidade de criar uma linguagem rigorosa, adequada ao pensamento cientifico. É também chamada delógica simbólica. Já na concepção filosófica, segundo Hegel no (hegealismo), lógica é um conjunto de estudos, que tem por finalidade a determinação de categorias racionais, válidas para a apreensão da realidade concebida como uma totalidade em permanente transformação. É também chamada de lógica dialética.
Os objetos trabalhados pela lógica são: a proposição, seus termos, e finalmente o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A origem do pensamento lógico (resumo)
  • pensamentos logicos
  • pensamento mítico e pensamento lógico
  • Pensamento Mítico e Pensamento Lógico.
  • Pensamento lógico- matemático
  • Construção do´pensamento lógico
  • A criança e o pensamento lógico matemático
  • O PRINCÍPIO DO PENSAMENTO LÓGICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!