A ORIGEM DA VIDA NA TERRA

Páginas: 17 (4105 palavras) Publicado: 20 de maio de 2015


A ORIGEM DA VIDA NA TERRA
Os primeiros passos da vida na Terra

A questão da origem da vida é uma questão que toca os heartstrings, entranhas do Homem; ele fala diretamente para suas emoções e subjetividade. Tente entender a estrutura atômica de um mineral ou definir os parâmetros da fusão parcial do manto não está dentro preocupações metafísicas do homem. Mas enfrentar um problema como aorigem da vida, muitas vezes é tentar conciliar ciência, religião, mitos e crenças de todos os tipos, um exercício para o menos perigoso.
Desde a antiguidade até meados do século 19, os cientistas tiveram enorme dificuldade em abordar este assunto objetivamente. Durante séculos, a única teoria que se manteve geralmente admitido, apesar refutações experimentais convincentes, é a teoria da geraçãoespontânea, uma teoria que é bastante bem religiões accomodaient.
A geração espontânea.
China encontramos vestígios de tal crença nos escritos mais antigos da Índia ou do antigo Egito: bambu dar à luz a pulgões, desde que as suas mudas são plantadas em clima quente e úmido ; moscas e pragas surgem espontaneamente do lixo e suores; lodo deixado pelas inundações do Nilo gerar espontaneamente rãs,sapos, cobras, ratos e até mesmo crocodilos.
Foi Aristóteles que conseguiu a síntese de idéias acumulado até seu tempo, e que formulou a teoria da geração espontânea "plantas, insetos, os animais podem surgir a partir de sistemas de viver como eles, mas também materiais decadente activado pelo calor do sol. "
Até a Renascença, os escritos estão cheios de geração espontânea de histórias deobservação, misturadas com várias lendas. Mesmo durante o Renascimento foi um período de grande mudança na concepção do universo, grandes pensadores como Descartes, Newton e Bacon apoiar a idéia de geração espontânea. Ele ainda vai para a experimentação para reforçar a teoria. Ele oferece receitas para fazer ratos a partir de trigo e uma camisa suja encharcado de suor!
Em meados do século 18, o grandenaturalista Buffon é um forte defensor da geração espontânea. Mas a dúvida começa a resolver. Um cientista italiano, Abbe Spallanzani, fez experimentos que parecem mostrar que quando o sistema esteriliza bem, não há geração espontânea. A controvérsia resolvida; a controvérsia vai durar um século. Não foi até que Louis Pasteur em 1860 para encerrar o debate. Pasteur demonstrou, através dodesenvolvimento de um protocolo de esterilização confiável, de que a vida pode vir espontaneamente a partir de matéria inanimada, pelo menos na escala de um laboratório humano. Sabemos a importância desta descoberta para a medicina. Foi feito da teoria da geração espontânea.
A visão de Darwin
A outra grande naturalista que influenciou profundamente o desenvolvimento de idéias sobre a origem da vida, CharlesDarwin, Pasteur do contemporâneo. Darwin não tem realmente lidou com a origem da vida como tal, apesar do título de seu tratado magistral "A Origem das Espécies", em que ele se agarrou mais para mostrar como se formaram e evoluíram espécies. Darwin era um biólogo e geólogo; ele possuía o conceito de tempo geológico. Ele propôs que a evolução foi feita através do tempo geológico, de acordo com oaumento da complexidade, do simples ao complexo. Isto implicava que os primeiros seres deve ser formas muito simples, microrganismos.
Panspermia.
Para acabar com essa história das idéias sobre a origem da vida antes do século 20, devemos salientar outra teoria que nasceu no final do século Pasteur e Darwin: a vida teria vindo do cosmos. Esta teoria foi desenvolvida pelo alemão Richter em 1865.Segundo ele, os corpos celestes liberar partículas que contêm microorganismos chamados bactérias cosmozoaires e que foram trazidos para a Terra por meteoritos. A idéia também foi feita no início do século 20 em 1906 pelo cientista sueco Svante Arrhenius, Prêmio Nobel de Química, mas de uma forma mais elaborada: panspermia.
Os bioquímicos sopa primordial.
Após o trabalho de Pasteur e Darwin, era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem da Vida na Terra
  • Origem da vida quimica na terra
  • A origem da vida na terra
  • origem da vida na terra
  • Origem da vida na terra
  • A origem do universo, terra e vida
  • A origem da vida na terra
  • Origem da vida na terra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!