A ORIGEM DA FILOSOFIA

Páginas: 16 (3838 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
Fundamentos da ética na filosofia clássica

O que é ética?
O adjetivo ético, na linguagem comum, é aplicado a comportamentos/posturas ("éticos", "pouco éticos", "falhos de ética") das pessoas, numa referência à realidade humana na sua totalidade.
A palavra portuguesa deriva de dois termos gregos muito semelhantes no seu significado e pronúncia. Éthos significa hábito ou costume --entendidos, com uma certa superficialidade, como maneira exterior de comportamento; êthos tem um significado mais amplo e rico: o de lugar ou pátria onde habitualmente se vive e o caráter habitual (ou maneira de ser ou até forma de pensar) da pessoa. Assim, o ético poderia traduzir-se por modo ou forma de vida, no sentido mais profundo da palavra, compreendendo as disposições do homem na vida, o seucaráter, costumes e, claro, também a moral.
O tema nuclear da Ética são os atos do ser humano, enquanto ser possuidor de razão. Os atos que são livres e, enquanto tais, "corretos" ou "incorretos", "justos" ou "injustos" -- de um modo mais simples, "bons" ou "maus".
Portanto, a Ética estuda o Bem e, assim, o seu objetivo é a virtude na condução da vida, facilitando a realização das pessoas: que o serhumano consiga a perfeição, isto é, a realização de si próprio como tal, como pessoa.
Os termos Ética e Moral são por vezes usados indistintamente, sendo mesmo equivalentes em numerosos textos. Tal indistinção apoia-se na identificação do significado etimológico das duas palavras -- da Ética dos gregos (particularmente na segunda das versões referidas) e do vocábulo latino mos (costume/hábito). Adistinção, no entanto, pode fazer-se referindo a moral à prática concreta dos homens enquanto membros de uma dada sociedade, com condicionalismos diversos e específicos -- enquanto a ética é a reflexão sobre essas práticas. i
Sócrates
Sócrates viveu no século V e inaugurou uma nova era no pensamento grego pois todos os filósofos do século IV foram direta ou indiretamente influenciados por eleatravés dos ensinamentos chamados socráticos. Graças ou seus discípulos sabemos que ele teria participado de certas batalhas da guerra do Peloponeso, e foi cidadão exemplar que não quis se associar a votos injustos nas assembléias e nem a política de legalidade quando Atenas foi governada por 30 tiranos. Com suas interrogações reflexivas buscava a verdade e definições para elucidar os problemas damoral do homem, enquanto os sofistas ensinavam a arte de criar ilusões. ii
A guerra do Peloponeso teria durado cerca de 70 anos, e envolveu quase todas as cidades gregas, tendo Atenas por um lado como líder, e por outro lado Esparta. Milhares de cidadãos gregos morreram na guerra e diversas cidades foram destruídas, e ao final Esparta saiu vencedora tendo imposto 30 magistrados tiranos emAtenas como governantes, e os atenienses lutaram contra estes também.iii
Foi em meio aos conflitos de guerra e da insubmissão aos julgamentos de governos a serviço de estrangeiros que Sócrates viveu. Antes dele não teria havido uma reflexão organizada sobre a ética e o "homem moral" a não ser o relativismo dos sofistas, neste sentido é inegável que ele é o "Pai da Ética". Foi com os sofistas queSócrates dialogou, em um esforço para refutar seu relativismo moral.
Sócrates defendeu a identidade entre os interesses individuais e os comunitários como único caminho para a felicidade, o que implica na valorização da bondade, da moderação dos apetites, na busca do conhecimento.
Ele próprio pensou na Ética não como uma especulação abstrata, mas como uma força transformadora, capaz de trazer afelicidade a ambos, sociedade e Indivíduo – aliás a única forma de se obter esta felicidade.
A Moral e a Ética que Sócrates teve o mérito de trazer à baila como objeto de estudo segundo seus ideais de uma Cidade moralmente perfeita na qual houvesse uma harmonia entre os diversos interesses individuais e coletivos.
O problema ético, para Sócrates, era uma questão de definição de termos. Nem toda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • origem filosofia
  • Origem Filosofia
  • A ORIGEM DA FILOSOFIA
  • filosofia origem
  • Origem da Filosofia
  • Origem da filosofia
  • Origem da filosofia
  • A origem da filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!