A organização social do trabalho

Páginas: 11 (2624 palavras) Publicado: 17 de março de 2013
ÍNDICE
O Capitalismo e a organização do trabalho
Introdução Pág.2
Desenvolvimento
1. Capitalismo e divisão do trabalho na perspectiva de MARX Pág. 3
2. Capitalismo e divisão do trabalho na perspectiva de DURKHEIM Pág. 5
3. Capitalismo e divisão do trabalho naperspectiva de WEBER Pág. 6
Considerações Finais Pág.8
Bibliografia Pág. 9

INTRODUÇÃO
O Capitalismo é um sistema económico em que os meios de produção e de distribuição são de propriedade privada e comfins lucrativos. Qualquer decisão sobre oferta, preço ou investimento não são feitos pelo estado, os lucros são distribuídos pelos proprietários das empresas, e os salários são pagos pelas empresas aos trabalhadores.
O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas no final do Sec. XIX e inicio do Sec. XX, para identificar o sistema politico – económico existente nasociedade ocidental quando se referiam a ele, no entanto era também conhecido como liberalismo.
A divisão social do trabalho num contexto onde o individuo não consegue controlar o aumento da população e atender á procura de bens por ele exigida.
Iremos então analisar o capitalismo e a organização do trabalho na vertente de vários autores.
Para MARX
“ A divisão do trabalho na sociedade se processaatravés da compra e venda dos produtos dos diferentes ramos de trabalho, a conexão dentro da manufactura, dos trabalhos parciais se realiza através da venda de diferentes forças de trabalho ao mesmo capitalista que as emprega como força de trabalho colectiva. A divisão manufactureira do trabalho pressupõe concentração dos meios de produção nas mãos de um capitalista, a divisão social do trabalho,dispersão dos meios de produção entre produtores de mercadorias, independentes entre si”. A divisão social do trabalho em Marx, Weber eDurkheim - Cidiney J. Silva

Para DURKHEIM
“Para Durkheim, para quem a sociedade era um organismo constituído de partes identificáveis e com relações bem definidas entre essas partes, a divisão social do trabalho significava o funcionamento, a princípioharmônico, desse organismo. Uma divisão sistemática da sociedade e dos trabalhos que cada divisão desempenharia se traduziria em uma melhor compreensão da sociedade e portanto, uma forma de melhorá-la como umtodo. O indivíduo não teria importância nesse contexto de análise, já que ele não constrói a sociedade e suas instituições, mas as herda e deve se adequar ao contexto que elas proporcionam. Dessaforma, o indivíduo não influencia na divisão social do trabalho, apesar de executá-la”. A divisão social do trabalho em Marx, Weber eDurkheim - Cidiney J. Silva

Para WEBER
Há actos humanos que, considerados isoladamente, são impregnados pela nossa sensibilidade valorativa com as cores mais deslumbrantes, mas que, pelas consequências a que dão origem, acabam fundindo-se na cinzenta infinidade dohistoricamente indiferentemente, ou que antes, como geralmente sucede, entrecruzando-se com outros eventos do destino histórico, acabam mudando tanto na di mensão como na natureza do seu sentido, até tornar-se irreconhecíveis".Bibliografia Maximillian Carl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920)

DESENVOLVIMENTO
1 .Capitalismo e divisão do trabalho na perspectivade MARX
No geral o capitalismo é definido como um sistema onde todos os meios de produção são privados. No entanto há quem entenda o capitalismo como um sistema onde apenas a maioria dos meios de produção é privada, por ultimo ainda há quem defenda que o capitalismo é uma economia mista com tendência para o capitalismo.
Com o intuito de aprofundar este assunto, deveremos distinguir as duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização social do trabalho
  • Organização Social do Trabalho
  • Organização Social do Trabalho
  • Organizacao do trabalho
  • A organização social do trabalho
  • A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA QUALIDADE DE VIDA DA ORGANIZAÇÃO.
  • Organização social
  • Organização Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!