A organização do espaço mundial

Páginas: 5 (1211 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL

Na visão Marxista, o modelo capitalista de produção produz riquezas e acumula o capital nas mãos dos donos dos meios de produção (terra, máquinas, dinheiro etc.). Cabendo aos trabalhadores, venderem seu único meio de produção que é a sua força de trabalho (física ou intelectual). Esse modo de produção determina a estrutura econômica e social como um dos fatoresmais expressivos para definir a ocupação dos espaços.
Os planos políticos e ideológicos baseados no liberalismo e neoliberalismo refletem sobre a evolução do capitalismo hegemônico. Conforme Milton Santos:
A formação socioeconômica é realmente uma totalidade. Não obstante, quando sua evolução é governada diretamente de fora, sem a participação do povo envolvido, a estrutura prevalece ? umaarmação na qual as ações se localizam ? não é da nação, mas sim a estrutura global do sistema capitalista. As formas introduzidas deste modo servem ao modo de produção dominante em vez de servir à formação socioeconômica local e às suas necessidades específicas. Trata-se de uma totalidade doente, perversa e prejudicial. (SANTOS, 2003, apud MORAIS, 2007, p. 185)

A doença social, portanto, é surgidadas intenções dos planos liberais e neoliberais, verdadeiros carros chefes da nova ordem mundial baseada na globalização. Este cerne ideológico que visa a dominação consentida dos trabalhadores, através da operação de identificar o interesse da classe dominante (a manutenção da ordem social vigente) com o interesse da sociedade como um todo:
O capital pode tomar a forma de dinheiro ou de créditopara a compra da força de trabalho e dos materiais necessários a produção, a forma de maquinaria física (capital em sentido estrito), ou, finalmente, a forma de estoques de bens acabados ou de trabalho em processo. Qualquer que seja a sua forma, é a propriedade privada do capital nas mãos de uma classe, a classe dos capitalistas, com a exclusão do restante da população, que constitui acaracterística básica do capitalismo como modo de produção. (BOTTOMORE, 1988, apud MORAIS, 2007, p.51)
Assim, o neoliberalismo não consegue reconstruir o ambiente do mercado, acaba sendo resumido em um neologismo do Estado de bem-estar, gerando um Estado de concentração de capital, de renda e o prolongamento insustentável do endividamento para financiar o consumo.
Os trabalhadores sem opção de um empregoestável e formal deslocam-se da indústria para os serviços, dando origem aos fenômenos conhecidos como terceirização, decorrente da automação:
A crise do capitalismo desemboca, na verdade, em uma crise de amplitude maior ainda: tornou-se insustentável, também, a manutenção do simples crescimento do consumo e, evidentemente, da produção, pela exaustão dos recursos naturais, o que coloca em xeque jánão somente o capitalismo, senão a própria reprodução ampliada. (MORAES, 2007, p. 182)

Existe um paradoxo em que o Brasil nos últimos anos ampliou sua posição no cenário econômico mundial, além de construir excelentes reservas cambiais que já ultrapassam U$ 250 bilhões de dólares. Porém, esse mesmo neoliberalismo infelizmente, não conseguiu afirmar o mesmo em relação aos investimentos sociais,pois, isso foge ao ideário da doutrina neoliberal.
O mundo globalizado e sua economia estão pautados sob o jugo do sistema econômico capitalista que tem como estrutura as economias dos países que compõem o G8, ou seja, o Grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia. Porém, essa hegemonia depende muito da relação desses países ricos com países em desenvolvimento como o Brasil.
Essanova posição de países como o Brasil, México, Argentina, África do Sul e Índia, serve para contestar que a pobreza nessas regiões é decorrente dos próprios problemas e não em função de relações econômicas e históricas desiguais, ou da exploração de um país economicamente mais forte sobre outro mais fraco.
A filosofia capitalista é tão perversa que segrega as mulheres pela renda em relação aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a organização do espaço mundial
  • Organização do espaço mundial
  • Organização do espaço mundial
  • A Organização do Espaço Mundial
  • A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
  • Organização do espaço Mundial
  • Organização do espaço geográfico mundial
  • Seminário de Organização do Espaço Mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!