A organização da igreja primitiva

Páginas: 7 (1562 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
A Organização da Igreja Primitiva

A descoberta dos sacramentos foi o momento mais importante para a realização dos
presbíteros como corpo jurídico e para a sua atuação jurídica sobre o grupo dos cristãos.
Lemos em "História da Civilização" de Will Durant (Comp. Ed. Noc; SP; 1946; V; VI; III p.; I. II; pág. 276): "O cristianismo não destruiu o paganismo, mas adotou-o. Omoribundo espíritogrego ressurgiu na teologia e na liturgia da Igreja cristã.
A língua grega, depois reinar tantos séculos sobre a Filosofia, tornou-se o veículo da literatura e do ritual cristão" “Os mistérios gregos passaramse para os mistérios da missa. Outras culturas pagãs também contribuíram para esse sincretismo. Do Egito vieram as idéias da divina Trindade, do juízo final, e daimortalidade pessoal com recompensas e castigos." “Também de lá vieram a adoraçãoda mãe e do filho e a mística teosofia que produziu o Neoplatonismo e o Gnosticismo que obscurecem
o credo cristão. De lá ainda [vieram] os germes do monasticismo cristão. De Frígia veio a adoração
da grande mãe. Da Síria, o drama 'da ressurreição de Adonis." "Da Trácia talvez tenha vindo o ulto a Dionísio, o deus quemorre para salvar os homens. Da Pérsia veio a idéia do milênio, as 'idades do mundo', a conflagração final, o dualismo Deus-e-satã luz-e-trevas.
Já no quarto evangelho Cristo é a luz brilhando nas trevas; uma luz que as trevas nunca apagaram."
"O ritual de Mitras assemelha-se tanto ao sacrifício da missa que os padres cristãos acusavam o diabo
que inventara essas semelhanças com a finalidadede desnortear os espíritos fracos: como afirmavam Justino em Apologia (I, 6G) e Tertuliano em De Baptismo (5). Deste modo o cristianismo foi a última grande obra do velho mundo pagão!"
E o mais interessante de tudo éque a síntese de Will Durant é verdade histórica (para os pesquisadores - claro! Não para o povão...), mesmo que teólogos católicos e protestantes tentem negá-lo. (O problema éque se encontra um só pesquisador entre mil teólogos... Os teólogos só
fazem repetir o que foi dito!). Voltando a Will Durant, acho que ele esqueceu de acrescentar uma
frase: "este cristianismo que vingou não é o cristianismo de Jesus Cristo, e, sim, o cristianismo dos seus vigários, moldado "ad usum Delfini".
Foi por isso que o grande pesquisador, o padre Altai, cujo verdadeiro nome éMélinge, nascido em
Saintonge, na França, escreveu o livro "O cristianismo de Cristo e o dos seus vigários" (Federação Espírita Brasileira; Rio de Janeiro; 1922) pois ele queria mostrar e provar que a organização religiosa e social da Igreja cristã não é obra de Jesus Cristo, mas tão somente dos seus vigários, tomados (acrescento eu) pela ideologia do poder eclesiástico que chegaram ao ponto deatribuir ao Senhor Jesus coisas que Ele nunca imaginou.
Veja, por exemplo, o caso das mulheres. O primeiro a maltratar as mulheres, ou porque fosse machista, ou porque fosse misógino, ou porque fosse homossexual (-efr. "Rumos"; Brasília; 1992;n°87;pag. 9) foi São Paulo apóstolo, que na primeira carta aos Coríntios (11,3) escreve: "As mulheres devem conservarse em silêncio na Igreja, ocupando umlugar discreto. Se elas querem saber algo, que o perguntem ao marido, mas em casa, porque é coisa feia a mulher falar na Igreja (...) A mulher deve cobrir a cabeça com um pano, simbolizando, assim, a sua sujeição ao homem". (Observação: deste modo Paulo condenou o próprio Jesus, que andava e vinha rodeado de mulheres, como os próprios evangelhos nos contam. Veja: Uta Ranke: "Eunucos pelo reino deDeus"; Ed. Rosa dos Tempos; 1988; particularmente oscapítulos VIII e IX).
Ao invés de condenar a exigência de Paulo, São Gerônimo exigia que as mulheres cortassem todos os cabelos por considerá-los extremamente sedutores (cartas; 93) capazes de distrair até os anjos (Tertuliano: "Contra Wlarcionem"; V, 8) que esvoaçam pela Igreja... Mas apercebendo-se ser coisa muito difícil engaiolar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A igreja Primitiva
  • Igreja Primitiva
  • Igreja primitiva
  • A IGREJA PRIMITIVA
  • Igreja primitiva
  • Igreja primitiva
  • igreja primitiva
  • Historia da igreja primitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!