A ordem geopolitica e economica apois guerra nos dias de hoje

4079 palavras 17 páginas
Os significados de cultura

O emprego da palavra cultura, no cotidiano, é objeto de estudo de diversas ciências sociais. Felix Guattari, pensador frânces (1930-1992) interessado nesse tema, reuniu os diferentes significados de "cultura" em três grupos, por ele designados cultura-valor, cultura-alma coletiva e cultura-mercadoria.

Cultura-valor é o sentido mais antigo e aparece claramente na ideia de "cultivar o espirito". É o que permite estabelecer a diferença entre quem tem cultura e quem não tem ou determinar se o indivíduo pertence a um meio culto ou inculto, definindo um julgamento de valor sobre essa situação. Nesse grupo inclui-se o uso do termo para indentificar, por exemplo, quem tem ou não cultura clássica, artística ou cientifica.
O segundo significado, designado cultura-alma coletiva, é sinônimo de "civilização". Ele expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural. Nessa acepção, pode-se falar de cultura negra, cultura chinesa, cultura marginal, etc. Tal expressão presta-se assim aos mais diversos usos por aqueles que querem dar um sentido para a ação dos grupos aos quais pertencem, com a intenção de caracterizá-los ou identificá-los.
O terceiro sentido, o de cultura-mercadoria, corresponde à "cultura de massa". Ele não comporta julgamento de valor, como o primeiro significado, nem delimitação de um território específico, como o segundo. Nessa concepção, cultura compreende bens ou equipamentos - como os centros culturais, os cinemas, as bibliotecas -, as pessoas que trabalham nesses estabelecimento, e os conteúdos teóricos e ideológicos de produtos - como filmes, disco e livros - que estão à disposição de quem quer e pode comprá-los, ou seja, que estão disponíveis no mercado.
As três concepções de cultura estão presentes em nosso dia a dia, marcando sempre uma diferença bastante clara entre as pessoas - seja no sentido mais elitista (entre as que têm e as que não têm uma cultura clássica e erudita, por

Relacionados

  • Atualidades
    27591 palavras | 111 páginas