A Oralidade Como Habilidade Intr Nseca Do Desenvolvimentos Dos Conhecimentos Matem Ticos

674 palavras 3 páginas
A oralidade como habilidade intrínseca do desenvolvimentos dos conhecimentos matemáticos.

O professor ao mediar o conhecimento em sala de aula deve, obrigatoriamente, ter em mente como a oralidade e a escrita se constituem e se consolidam na criança. Os processos de aquisição e domínio da linguagem são constituídos por etapas que devem fazer parte do dia a dia do educando, se o educador não conhecê-los, como empreenderá o desenvolvimento linguístico de seu corpo discente?
Sendo assim, o presente texto visa a compreensão e a crítica do intrincado processo de aquisição da linguagem verbal no nível da Educação Infantil e também, em refletir acerca da evolução da prática docente no que se refere ao trabalho dos diferentes códigos linguísticos e formas de expressão na matemática deste mesmo nível. A reflexão se baseará e três eixos primordiais de desenvolvimento argumentativo: Os aspectos da prontidão para o aprendizado e a relação entre a formação da linguagem oral/escrita e as implicações para a formação da linguagem matemática; O envolvimento da criança para a formação simbólica para a alfabetização; E a relação efetiva de construção da linguagem oral/escrita com a linguagem matemática.
Para iniciarmos as conjecturas acerca da apreensão da linguagem oral e escrita deve-se entendê-la como um dos eixos essenciais da educação infantil. Desta forma, pode-se considerar este aprendizado como fundamental na formação do sujeito. A linguagem já existe antes do sujeito, devemos pensar nela como um bem social, uma vez que seu aprendizado se dá por meio das interações do sujeito com os agentes de seu meio social de maneira que, tais habilidades linguísticas são desenvolvidas continuamente e se desenvolvem por toda a vida do educando, se modificando de acordo com as relações sociais e culturais que ele constrói.
Pode-se dizer então, que aprender a linguagem não é apenas um simples ato de codificação e decodificação de sinais linguísticos de um processo comunicativo,

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas