A Opinião de Azis Ab'Saber

492 palavras 2 páginas
A Opinião de Aziz Ab’Saber sobre o Aquecimento Global
QUEM FOI AZIZ AB'SABER

Geografo e professor universitário, Ab’Saber é considerado uma referencia da geografia no mundo. Seus trabalhos são voltados para geografia física, tendo grande destaque nas questões ambientais. Cientista laureado com as mais altas honrarias da sociedade cientifica, era Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade e ex-presidente e atual Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Embora aposentado compulsoriamente no final do século XX, manteve-se em atividade até o fim da vida.
Ab'Saber defendeu um papel mais ativo dos cientistas, com a ciência aplicada e colocada a serviço dos movimentos sociais. Crítico classificou a politica ambiental do governo Lula uma frustração. Julgava o apoio aos usineiros e a transposição do Rio São Francisco, algo para servir primordialmente aos interesses dos grandes proprietários de terra do nordeste seco - também colaboraram para seu distanciamento. Avaliava que o governo, ao mesmo tempo em que conseguia popularidade com medidas mitigadoras, aprofundava um modelo de desenvolvimento hostil aos interesses da maior parte da população brasileira. Com a credibilidade adquirida nas décadas de trabalho como cientista, Ab'Saber procurava respaldar os movimentos sociais que lutam contra obras desenvolvimentistas hostis aos seus interesses e seus modos de vida - como a citada transposição do Rio São Francisco ou a barragem dos rios do Vale do Ribeira.Homenageado do ano durante a reunião do SBPC de 2010, Ab'Saber proferiu pesadas críticas às mudanças no Código Florestal brasileiro colocando-o no contexto de desmonte da política ambiental brasileira.

Sua última crítica referia-se ao chamado aquecimento global, classificando-o como uma das grandes farsas da atualidade. Ab'Saber não negava o

Relacionados

  • Preservaçao cabresto: indicador preocupante de percepção ambiental
    5152 palavras | 21 páginas
  • Giorgio e Dhennys
    8004 palavras | 33 páginas