a opera o historiogr fica

548 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE
UNICENTRO

TEORIA DA HISTÓRIA

RESENHA
A OPERAÇÃO HISTORIOGRÁFICA

Trabalho desenvolvido por Fabricio A. Divensi, para obtenção de notas na disciplina de Teoria da História.

IRATI – 2014
A OPERAÇÃO HISTORIOGRÁFICA

Este trabalho busca tratar dos pensamentos de Michel de Certeau, quais estão contidos no capítulo referente à Operação Historiográfica, na obra A Escrita da História. Neste texto o autor traz a História com uma disciplina, uma prática e uma escrita.
Certeau frisa em seus estudos que é necessária a utilização de uma teoria para as produções historiográficas, assim se evitando a construção de dogmas, o que torna-se importante para que possamos expor nossas ideias sobre os nossos objetos de estudo. Cita alguns autores, como Michel Foucault, Paul Veyne e Serge Moscovici, como atestadores de um despertar epistemológico, na tentativa de organizar o produto do trabalho a um lugar, um discurso a uma prática, e esta consequentemente a uma escrita, se caracterizou de fato, um discurso sobre a ciência.
O autor nos traz que o discurso acadêmico possui um conjunto de regras a serem utilizadas, as quais são expressões da instituição e a ordem social na qual a disciplina de historia esta inserida. A não aceitação das leis acadêmicas acaba por levar um historiador a ser marginalizado da comunidade científica.
Certeau conclui que a escrita histórica permanece controlada pelas práticas, sendo ela própria uma prática social. Confere ao leitor, portanto, um lugar pré estabelecido, distribuindo o espaço. Mas ao mesmo tempo, tem o regulamento ambivalente “de fazer história.”
A escrita dispensa na cronologia de todo o relato, sendo que a cronologia tem o papel de indicar um segundo aspecto do serviço que o tempo presta a história, na verdade, contradiz a possibilidade do recorte em períodos, e a historiografia trabalha para encontrar um presente que é o fim de um percurso longo, na história cronológica.
Ao pensarmos

Relacionados

  • Aristóteles
    27631 palavras | 111 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas