a onda

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 20 de junho de 2014
Eu não sou exatamente uma grande fã de filmes – não por não gostar, mas porque tenho uma certa preguiça de parar pra assistir mesmo, admito. E isso complica mais ainda se os filmes fugirem do padrãoamericano/britânico ao qual eu estou acostumada. Então é realmente surpreendente que um filme alemão exibido em uma das minhas aulas de Ciências Sociais – o que por si só já seria mais um motivo praeu me desinteressar, que me perdoem os cientistas sociais de plantão – tenha me chamado tanto a atenção a ponto de eu me dispor a escrever sobre ele aqui no blog. Então mãos à obra.

A Onda retrata odia-a-dia de uma classe escolar e a experiência de um professor, Mr. Wenger, ao tentar demonstrar de forma prática a facilidade com que um regime totalitário poderia ser implantado na Alemanhapós-Segunda Guerra. A intenção do professor é fazer com que os alunos assumam uma postura crítica ao perceberem os comportamentos aos quais estão sendo induzidos durante a experiência. No entanto, as ideiasque o professor Wenger inicialmente tenta incutir em sua classe cresce de forma tão acelerada e perigosa na cabeça dos alunos que rapidamente sai de controle. O grupo de jovens que compõe a entãochamada “A Onda” (ou “Die Welle“, em alemão) passa a se ver como algo à parte da sociedade, como uma associação seleta na qual apenas os membros que seguem estritamente as regras impostas podem ter voz etodo e qualquer um que for contra o pensamento daquela pequena comunidade não mereça ser levado em consideração.

(Pausa dramática pra comentar: o filme é baseado em fatos reais. Em 1967, umprofessor americano chamado Ron Jones fez o mesmo experimento com sua classe, em uma escola de ensino médio da Califórnia. Jones nomeou o experimento como “Third Wave”.)

O que começara como apenas umaaula sobre os princípios da autocracia vira uma bola de neve para a qual os alunos arrastam o professor sem que este mesmo perceba. Manifestações comportamentais violentas, vandalismo contra o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ondas
  • a onda
  • Ondas
  • Ondas
  • Ondas
  • A Onda
  • A onda
  • A onda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!