A onda - relfexão

675 palavras 3 páginas
A Onda - Filme (Reflexão)

No filme “A Onda”, o professor Rainer Wegner, mostra o poder de liderança que o personagem consegue ao desenvolver uma atividade educacional diferente proposta pelo diretor, sobre o tema autocracia e os princípios dos regimes totalitários, quando na verdade sua intenção era o de ministrar a semana da disciplina eletiva sobre anarquia. O professor tem consciência que os alunos ficarão dispersados para sua aula sobre o que é autocracia e suas bases, uma vez que explicar sobre o assunto seria cansativo e desinteressante, ele usa como estratégia uma aula diferente do convencional, usando o tema que explique na prática como os movimentos do fascismo e do poder chegaram na Alemanha. Os alunos discutam sobre a insanidade vivida nos tempos do nazismo, a primeira dinâmica usada na sala de aula é o poder da disciplina, onde todos devem manter a postura ereta, tratá-lo pelo sobrenome e levantar-se quando lhe dirigirem a palavra.
Em uma autocracia, um indivíduo ou um grupo reúne tanto poder que acaba criando regras, os alunos ficaram fascinados com a aula, todos se sentem participantes e incluídos dentro do sistema escolar, ficam tão felizes que conversam com a família ao chegar em casa a respeito deste movimento criado pelo professor, que logo segue para outra forma de inovar o ato de ensinar, ao aplicar o poder da união o professor Wegner, se denomina líder do grupo escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de “A Onda”, escolhido por um dos alunos, em meio a tantos outros, escolhe também o uniforme que todos deverão usar, uma camisa branca com um símbolo a onda.
O próprio professor se perde na proposta pedagógica que desenvolveu com os alunos e se sente orgulhoso do domínio que exerce sobre eles. Em pouco tempo percebe-se as diferentes mudanças de comportamento dos adolescentes que se sentem poderosos, a prática educativa desenvolvida pelo professor como um objetivo pedagógico, fica sem domínio quando alguns

Relacionados

  • Maçonaria 100 instruções do grau de aprendiz
    124646 palavras | 499 páginas