A omissão da família nas atividades escolares e o fracasso escolar dos seus filhos

Páginas: 16 (3850 palavras) Publicado: 23 de dezembro de 2014
INSTITUTO EDUCACIONAL RUYMAR GOMES
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

MACIEL SILVA RIBEIRO







A OMISSÃO DA FAMÍLIA NAS ATVADDES ESCOLARES E O FRACASSO ESCOLAR DE SEUS FILHOS










Abaré – BA
2014
INSTITUTO EDUCACIONAL RUYMAR GOMES
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

MACIEL SILVA RIBEIRO




A OMISSÃO DA FAMÍLIANAS ATVADDES ESCOLARES E O FRACASSO ESCOLAR DE SEUS FILHOS


Artigo Científico apresentado à Faculdade Instituto Educacional Ruymar Gomes - IERG , como requisito para conclusão do Curso de Pós – Graduação em Psicopedagogia Instrumental com ênfase em Educação Especial, sob a orientação do Prof. José Sideval Rodrigues de Oliveira.

OROENTADOR: Prof. José Sideval Rodrigues de Oliveira.Abaré – BA
2014























O desejo de conquista é coisa realmente muito natural e comum; e, sempre que os homens conseguem satisfazê-lo, são louvados, nunca recriminados; mas, quando não conseguem e querem satisfazê-lo de qualquer modo, aí estão o erro e a recriminação.
Niccolo Maquiavel
RESUMO
RIBEIRO, Maciel Silva1
OLIVEIRA, José SidevalRodrigues 2

O presente artigo teve como objetivo a compreensão da organização familiar e participação dos pais no acompanhamento das atividades escolares de seus filhos e as implicações no processo de escolarização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. As informações foram obtidas a partir de conversas e entrevistas com alguns pais e também analisando osmapas de aprovação e reprovação da Escola Municipal Antonio Ribeiro dos Santos, nos últimos cinco anos. Isto possibilitou a investigação das relações familiares que acarretam no fracasso escolar dos seus filhos e dificuldadesevidentes na aprendizagem. Muitas pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar ao longo do tempo. Entre as causas apontadas, em geral,percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e os processos de aprendizagem não aparece claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto nas instituições de ensino quanto nas famílias.Pode-se pensar que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar e, posteriormente, da relação professor-aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora ambas passaram a ser vistas como participantes na educação. Embora distintas, buscam atingir objetivos complementares. Na escola e na vida familiar, cadaum apresenta formas diferentes de aprender e em tempos diferentes.. A tarefa de educar não cabe somente à escola, embora também seja um dos seus papéis. A participação da família na escola é fundamental para o bom desempenho escolar. .Muitas vezes, a família ignora, ou tem uma noção precária, que seu papel é significativo no suporte que oferece aos seus filhos para torná-los capazes de obter osucesso escolar.

Palavras-chave: Omissão. Família. Fracasso. Educação. Escola.





SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------------6
2. Dados da pesquisa.........................................................................................................8
2.1 A importância da ligação família eescola...................................................................11
3. Fatores que influenciam a relação família e escola e o rendimento escolar....... .........12
4. Como ajudar o filho a ter um bom desempenho escolar...............................................12
3. 1 Relação entre pais e filhos.........................................................................................13
5....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “Omissão da família nas atividades escolares e o fracasso escolar”
  • participação da familia na vida escolar dos filhos.
  • A importância da família na vida escolar dos filhos
  • a importancia da familia na vida escolar de seus filhos
  • FRACASSO ESCOLAR T Picos E Atividades
  • FRACASSO ESCOLAR
  • Fracasso Escolar
  • PRÁTICAS ESCOLARES E O FRACASSO ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!