A oficinado diabo e outros estudos sobre criminalidade –edmundo campos coelho.

480 palavras 2 páginas
A OFICINADO DIABO E OUTROS ESTUDOS SOBRE CRIMINALIDADE –Edmundo Campos Coelho.

Coelho inicia a obra falando da estrutura administrativa do sistema prisional carioca, a estrutura orgânica dos presídios e penitenciarias encabeçada pela figura do diretor, na qual todo os outros órgãos estão submetidos a ele. A questão do crescimento desordenado do complexo penitenciário também é citada por Coelho, segundo ele o que ocasionou no aumento de detento nos xadrezes das delegacias e na impossibilidade de se separar os presos de acordo com os crimes que cada um cometeu.
Indivíduos jovens, solteiros, com instrução primaria forma a população carcerária, o crime predominante é o roubo e os internos com antecedentes constituem 30% da população prisional. Nos presídios, o preso só abandona a celas em ocasiões especiais como ir a enfermaria ou ao fórum. Nas penitenciarias os detentos circulam livremente pelas galerias e pavilhões precisando de autorização somente para ter acesso a região administrativa. Os guardas, que são os últimos da hierarquia do sistema prisional , são em sua maioria pessoas que entram no serviço com no Maximo 25 anos de idade , são casados , possuem nível médio de escolaridade, e passam por vários estabelecimentos do sistema. O seu trabalho é de grande complexidade e não recebe nenhum treinamento especializado por parte do Desipe e por isso aprende a realizar o seu trabalho na prática.
Esse é o papel desempenhado pelo que o autor chama de “Economia Delinquente” que sacia as mínimas necessidades dos presos, sustentada pelos familiares dos presos com consentimento da administração carcerária que consiste pela negociação de roupas, artigos de higiene e tóxicos, como a maconha.
O preso vai perdendo a sua própria identidade. Os detentos sempre vivem desconfiados e em alerta , pois a qualquer momento eles podem ser vitimas de alguma maldade por parte dos companheiros de cela. Para Coelho, o Xerife é aquele que é responsável frente a administração pela ordem

Relacionados