A OCORRÊNCIA DO ARTIGO DEFINIDO DIANTE DE ANTROPÔNIMOS. UMA ANÁLISE DA FALA DOS HABITANTES DO MUNICÍPIO DE TUCANO -BA

3590 palavras 15 páginas
DÉBORA DA SILVA SANTANA MOREIRA

A OCORRÊNCIA DO ARTIGO DEFINIDO DIANTE DE ANTROPÔNIMOS.
UMA ANÁLISE DA FALA DOS HABITANTES DO MUNICÍPIO DE TUCANO -BA

Orientadora: Profª Ms.Carolina Scavazzia

Centro Universitário Claretiano

FEIRA DE SANTANA
2012

A ocorrência do artigo definido diante de antropônimos.
Uma análise da fala dos habitantes do Municipio de Tucano – Ba.

Resumo:

Este estudo tem como objetivo investigar a ausência/presença de artigo definido diante de antropônimos na fala dos habitantes de Tucano – Ba. A hipótese inicial baseou-se no fato de que os habitantes deste município, têm como característica de sua fala, a presença de artigo definido diante de antropônimos.
A cidade estudada está localizada a uma distância de 145 Km da segunda maior cidade da Bahia (Feira de Santana), e a 245 Km da capital (Salvador); localidades em que o fenômeno não ocorre; porém, é destino de muitos jovens que daquele município partem em busca de melhores condições de vida e educação. Sabe-se que a ocorrência da antroponímia antes de nomes próprios é mais comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Torna-se então curioso, o fato deste fenômeno, comum em regiões tão distantes também ocorrer naquele município. Diante disso, iremos verificar se com o processo migratório, este fenômeno corre risco de anular-se naquele município e qual variante predomina após o processo migratório.

Palavras- Chaves: sociolinguística.variacionista, antroponímia e artigo definido.

Introdução

Este trabalho teve como objetivo principal investigar a ausência/presença do artigo definido diante de nomes próprios na fala dos habitantes do município de Tucano – Ba. A hipótese inicial baseou-se no fato de que os habitantes de Tucano têm como característica de sua fala o predomínio da presença de artigo definido diante de nomes próprios; já a cidade de Feira de

Relacionados