A ocorrência de dengue em crianças: revisão de literatura

Páginas: 12 (2912 palavras) Publicado: 13 de maio de 2012
A OCORRÊNCIA DE DENGUE EM CRIANÇAS: REVISÃO DE LITERATURA1


WESLEY ALVES DA SILVA2


Resumo: A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e é causada por um dos quatro sorotipos dos vírus da dengue. Os sintomas vão desde febre e sintomas constitucionais leves até manifestações hemorrágicas e choque, ou Dengue Hemorrágico/Síndrome do Choque associada ao dengue (DH/SCD). ADengue surgiu entre crianças no Sudeste Asiático na década de 1950 e desde então se transformou em um grave problema de saúde pública mundial, sendo uma importante causa de morbidade e mortalidade infantil e adulta. O presente estudo objetivou analisar por meio de uma revisão na literatura cientifica a ocorrência da dengue em crianças. A metodologia utilizada foi à revisão de literatura, feita nosmeses de maio a setembro de 2011, na qual foram realizadas a busca de artigos científicos nos bancos de dados da LILACS, BIREME e SCIELO. Foram analisados os resumos de 25 artigos sendo categorizados pelo ano de publicação, o cenário, a metodologia abordada e a temática apresentada. Destes foram excluídos 13 artigos que não apresentavam texto completo, O ano de 2008, foi o que publicou o maiornúmero de produções sobre a problemática em questão, tendo em vista que foram quatro artigos publicados nesse ano. Durante o ano de 2007 obteve-se três publicações, seguido de duas do ano de 2009. Os anos de 2004, 2005 e 2010 obtiveram a menor produção sobre o tema aqui avaliado, possuindo somente uma publicação em cada ano.


Palavras-chave: Aedes aegypti. Dengue. Criança.


Abstract: Dengueis a disease transmitted by Aedes aegypti mosquito and is caused by one of fourserotypes of dengue virus. Symptoms range from fever and mild constitutional symptomsto hemorrhagic manifestations and shock, or Dengue Hemorrhagic / shock syndromeassociated with dengue (DHF / DSS). Dengue has emerged among children in Southeast Asia in the 1950s and since then has become a serious public healthproblem worldwide and a major cause of morbidity and infant and adult mortality. This study aimed to analyzethrough a revision in the scientific literature the occurrence of dengue in children. The methodology used was the literature review, conducted in the months from May to September 2011, which were carried out in search of scientific databases LILACS,BIREME and SciELO. We analyzed the abstracts of25 articles were categorized by year of publication, the setting, the methodology presented and topics discussed. Of these 13were excluded articles that did not have full text, the year 2008, which was published the largest number of papers on the issue in question, considering that four articles werepublished that year. During 2007 we obtained three publications, followed by two of 2009.Theyears 2004, 2005 and 2010 have the lowest production evaluated on the topic here, having only one publication each year.


Keywords: Aedes aegypti. Dengue. Child.


________________________________
[?] Artigo apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia, sob a orientação da profª Mestre Maria Cristiana da Silva Souto.

2 Biólogo e aluno do Curso de Especialização emMicrobiologia e Parasitologia da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN – email: wesley.ellus@hotmail.com
Introdução

A dengue é atualmente um dos principais problemas de saúde pública que o Brasil enfrenta, como também em outros países tropicais e subtropical, sendo uma das mais importantes arbovirose que afeta o ser humano e que constitui sérios problemas de saúde pública nomundo11. É causada por um arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, onde possuem quatro sorotipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-47,13.


De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a dengue ocorre em maior escala nos meses de janeiro a maio, devido às condições climáticas adequadas a sua reprodução em massa nessa época do ano5.


É transmitida por picadas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OCORRÊNCIA DE ACIDENTES ENVOLVENDO CRIANÇAS: uma revisão da literatura
  • DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS PREMATURAS EXTREMAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
  • A Influência das Brincadeiras na Recuperação de Crianças Hospitalizadas uma revisão de literatura
  • Revisão de Literatura
  • Revisão de Literatura
  • revisão de literatura
  • revisao de literatura
  • Revisao De Literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!