A ocorrência da linguagem humana

Páginas: 6 (1360 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2015

No capítulo a ser resenhado, chamado Tagarelas que faz parte do livro “O instinto da linguagem” escrito por Steven Pinker, 2004, o autor cria um conceito de verdadeiro milagre de nossa espécie à comunicação verbal. Ele explica o fato de que não há vida humana sem linguagem, não por esta ser determinante da vida, mas pelo fato de que ela é um instinto humano tão forte quanto qualquer outroinstinto animal.
Para Pinker a linguagem humana é universal, já que ela é um componente neurológico da espécie e portanto segue mesmas regras de funcionamento para todos os indivíduos que possuem perfeito desempenho cerebral. Ele apresenta diversos casos que exemplificam sua teoria. Um deles é o do povo isolado na Nova Guiné e descoberto pelo garimpeiro Leahy. Este povo, do qual ninguém tinhaconhecimento, possuía uma língua com a complexidade e gramaticalidade comuns das línguas humanas.
Com o mesmo objetivo, ele usa a citação do linguista antropólogo Edward Sapir: “Quando se trata de forma linguística, Platão não se distingue do guardador de porcos Macedônio, ou Confúcio, do caçador de cabeças selvagem de Assam.” Nisto ele baseia-se para explicar a universalidade da linguagem humana,reafirmando que ela ocorre independente da cultura e sempre carregada de complexidade. Um exemplo disso é a engenhosidade da língua kivunjo falada em aldeias das encostas do monte Kilimanjaro na Tanzânia. A pesquisadora Joan Bresnan percebeu que a construção de sentenças nesta língua assemelha-se à da língua inglesa. Segundo o autor, isso também pode ser observado na língua cherokee, em que hápronomes que distinguem “você e eu”, “outra pessoa e eu”, “você e uma ou mais pessoas e eu”.
Pinker cita Max Weinrich “Uma língua é um dialeto com um exército e uma marinha” nisso ele expressa que as línguas não são compostas de uma forma padrão entre dialetos menos importantes, e sim que toda língua possui diversos dialetos que a compõe sem que um tenha uma escala de importância maior que outro.No texto, é apresentado o caso em que psicólogos fizeram uma pesquisa com crianças negras americanas e concluíram que elas haviam sofrido grande privação cultural e por isso não possuíam uma linguagem bem desenvolvida. Esses resultados haviam sido obtidos em baterias de testes onde as crianças respondiam de forma tímida. Para demonstrar que esta tese estava errada, o linguista Willian Labovanalisou uma conversa com Larry, um membro de uma gangue de adolescentes. Larry utiliza linguagem de rua, denominada Black English Vernacular e Pinker aponta para todas as regras complexas utilizadas nesse dialeto do inglês, o que deixa claro que o Standard American English não tem essa exclusividade.
Pinker aborda o gerativismo chomskyano como justificativa para esta capacidade universal, paraexplicar o motivo pelo qual o ser humano, com todas as suas diferenças, possui mesmas características na formação de uma língua. À isto pode ser atribuído o funcionamento do cérebro e as necessidades que temos de nomear certos objetos, por exemplo. Da mesma forma, construímos as regras gramaticais, segundo nossas necessidades de compreensão.
Outro exemplo que comprova a capacidade de desenvolverlinguagem é a formação de línguas pidgin e crioulas. Neste ponto, Pinker cita casos em que essas línguas surgiram. Um deles é o da língua crioula desenvolvida por crianças de várias nações que conviviam no Pacífico Sul, filhos de servos contratados que estavam em idade de desenvolver a língua materna. Enquanto essas crianças utilizavam da criatividade para atender sua necessidade de comunicação, osadultos contentavam-se com o precário pidgin, uma linguagem rudimentar desenvolvida por pessoas que não falam a mesma língua e que precisam comunicar-se. Assim ele demonstra que a linguagem humana é uma capacidade desenvolvida pela necessidade e não um saber inato que nasce do dia para a noite.
Um outro caso é o de crianças que foram expostas ao pidgin desenvolvido também por pessoas de várias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Linguagem Humana
  • A Linguagem Humana
  • Linguagem humana
  • Linguagem humana
  • Linguagem humana
  • comparativo linguagem animal e linguagem humana
  • Importância da linguagem humana
  • DNA é a linguagem da vida humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!