A Oceania E A Ant Rtida

741 palavras 3 páginas
A Oceania e a Antártida O continente antártico é o único continente polar do planeta e foi um continente que emanou do Norte para o sul nesses milhões de anos progresso terrestre, saindo de uma região tropical. Já a Oceania é o menor continente do mundo, com 8,49 milhões de quilômetros quadrados de extensão. Segundo a origem étnica, ela pode ser divida em:
Quatro ilhas menores: Austrália, Tasmânia, Nova Zelândia e Papua - Nova Guiné.
Melanésia: Significa ilhas negras, destacam-se o Arquipélago de Bismark e Salomão.
Micronésia: Significa ilhas pequenas, Comunidade das Marianas do Norte e Marshall.
Polinésia: Significa muitas ilhas, destacam-se o Havaí, Kiribati, Tonga e Samoa, entre outras. Ela está localizada em uma das mais instáveis regiões geológicas do planeta. A maioria das ilhas da Oceania possui um clima quente e úmido e são cobertas por florestas tropicais. É também é o menos habitado dos continentes, isso possibilita maior preservação de sua cultura e de seu modo de vida. O turismo do continente é bastante desenvolvido por se beneficiar da presença de praias ensolaradas, florestas, rios, mares límpidos e transparentes, população e cultuas tradicionais.
Austrália
Localizada entre o oceano Índico e Pacífico, a Austrália está entre os seis países co maior extensão territorial e não possui fronteiras terrestres com outros países. O relevo australiano apresenta altitudes rebaixadas, devido à antiguidade de sua estrutura geológica. Ela está dividida em seis estados, quatro territoriais e um distrito federal. Embora tenha uma área extensa, sua população é nove vezes menor que a população brasileira. Com alto padrão de vida, o país está nos primeiros lugares com relação ao IDH em que são avaliadas a educação, a saúde e a renda. Ele é o maior exportador de carvão, tem as maiores reservas de bauxita e destaca-se entre as maiores reservas do mundo, de zinco, minério de ferro, ouro, níquel, prata, estanho e cobre. O

Relacionados