A obsess o por um projeto est tico no corpo parte 1

733 palavras 3 páginas
A obsessão por um projeto estético no corpo
O culto ao corpo tornou-se, nos dias atuais, cada vez mais frequente na adolescência e na juventude, constituindo uma verdadeira obsessão principalmente em adolescentes e adultos jovens. Objetivo: Detalhar todas as situações que têm acontecido na busca desse corpo perfeito é o objetivo do artigo alertando os profissionais que trabalham com adolescentes e adultos jovens para os riscos a que estão sujeitos. Conclusão: Informar, esclarecer, entender e dimensionar a questão, e responder à seguinte pergunta: o culto ao corpo, uma simples questão de beleza ou início de doença? levará a uma reflexão profunda de como trabalhar e orientar nossos jovens numa questão tão delicada e tentar, através da reflexão, resgatar a prudência e os valores que esses jovens possuem, mas, com certeza, não tem conhecimento deles. Estabelecer estratégias para um trabalho preventivo certamente auxiliará nossos clientes na prevenção de situações de riscos que esses procedimentos podem ocasionar.
A imagem corporal é uma construção multidimensional que representa como os indivíduos pensam, sentem e se comportam a respeito de seus atributos físicos.

A imagem corporal exerce papel mediador em todas as coisas, desde a escolha de vestimentas, passando por preferências estéticas, até a habilidade de empatizar com as emoções dos outros. Pode-se dizer que a identidade humana é inseparável de seu substrato somático2.

Pesquisas avaliando a insatisfação em relação à imagem corporal são poucas na bibliografia médica no Brasil. Entretanto, tornam-se importantes se considerarmos o crescente aumento de transtornos alimentares, anorexia nervosa, bulimia, obesidade, ortorexia, crudivorismo, os quadros de vigorexia e dismorfismo muscular, as cirurgias estéticas e protéticas e as práticas diversas de mudanças na imagem corporal tais como piercings e tatuagens.

Um estudo, inquérito epidemiológico, em 1.183 alunos, faixa etária de 6 a 18 anos, em escolas públicas e

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas
  • Faculdade
    122663 palavras | 491 páginas