A obra O Príncipe de Nicolau Maquiavél

Páginas: 3 (511 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
A obra O Príncipe de Nicolau Maquiavel baseia-se em um guia de orientação de como chegar ao poder e permanecer nele.
É uma obra atemporal, porém certas práticas precisam ser sempre estudadas com ocontexto no qual foram escritas. Não feita tais observações, seus princípios podem ser mal interpretados tornando-se anacrônicos, o que é de costume na obra. Com o passar dos tempos O Príncipe setornou importante bibliografia para alguns governos e governantes que descontextualizam a obra e a seguiram de forma arbitraria conferindo-a um aspecto maldoso.
A obra foi escrita em Florença, na épocado Renascimento, Maquiavel queria ver a Itália poderosa e unificada, por isso transportou tal sentimento para obra. Uma vez que em terras italianas espalhava-se a confusão, a desordem e instabilidadepolítica com crises constantes. Não existia um Estado central e nem um poder legitimo, o que propiciava várias disputas interna. Enfim, uma situação que não permitia a estabilidade de nenhum mandato degoverno por tempo superior a dois meses.
Com o poder tornando-se cada vez mais multipolarizado, Nicolau com base em sua ampla experiência política tinha noção que a estabilidade só poderia serconquistada e/ou retomada “por ações rápidas e precisas, que só um governante forte poderia executar. E um governante forte nessa época deveria ter pulso firme, ser determinado e não medir esforços, erapreciso ser capaz de agir.” (Laury, A.)
Foi a partir da necessidade do monarca ser capaz de agir sem medir esforços, para se manter no poder, que surgiu de forma errônea a frase de que “os finsjustificam os meios”, o que Maquiavel não chegou realmente a dizer. Apesar de, no contexto em que a obra foi escrita, realmente o fim “justificava” o meio. Ou seja, fazer tudo o que for necessário paramanter-se no poder e nada mais. “Uma vez que o manter no poder que Maquiavel pregava e ensinava, não buscava o absolutismo, mas sim a unificação e estabilidade” (Laury, A.) por fim a unificação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da obra “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel
  • O Conceito Politico de Nicolau Maquiavel na Obra O Principe
  • Resenha
  • O príncipe
  • Resumo de O Principe
  • Análise – o príncipe
  • Fichamento maquiavel, nicolau
  • Livro o principe de nicolau Maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!