A obra pedagógica de Durkheim

Páginas: 6 (1470 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
 A OBRA PEDAGÓGICA DE DURKHEIM

Durkheim dedicou os melhores anos de sua vida na sociologia e pedagogia.
De 1887 a 1902 deu sem interrupção, semanalmente na Faculdade de Letras de Bordéus uma hora de aula de pedagogia, para seus ouvintes, na maioria professores primários.
Na Sorbonne, foi na cadeira de Ciência da Educação que veio a substituir Fernando de Buisson.
Escola NormalSuperior, cursos públicos e conferências. Essa obra pedagógica ainda se conserva inédita,na maior parte.
Émile Durkheim, aborda a doutrina de educação, que levanta, é elemento essencial de sua sociologia.

“Como sociólogo,será sobretudo dentro da sociologia que vos falarei da educação. Aliás,assim procedendo,não haverá perigo em mostrar a realidade educativa, por aspecto que a deforme; estouconvencido, ao contrário, de que não há melhor processo para salientar a verdadeira natureza da educação.Ela é fenômeno eminente social’’.

Há em cada sociedade tantos sistemas de educação especiais quantos sejam os meios diferentes que ela comporte. Todas essas formas especiais de educação repousam, sem dúvida, sobre uma base comum. Mas a educação comum varia também de uma sociedade a outra. Cadasociedade constrói,para seu uso, certo tipo ideal do homem. Este ideal é o eixo educativo. Para cada sociedade, a educação é o ‘’meio pelo qual ela prepara,na formação das crianças, as condições essenciais de sua própria existência.’’ ‘’Cada povo tem a educação que lhe é própria e que pode servir para defini-la da mesma forma que a organização política, religiosa ou moral’’. ‘’A educação é a açãoexercida pelas gerações adultas, sobre aquelas não ainda amadurecidas para a vida social.’’
Em poucas palavras, ‘’a educação é a socialização da criança’’.

A educação é um processo social; isto é, esse processo põe em contato a criança com uma sociedade determinada, e não com a sociedade genere. Examinemos algumas das resistências que a proposição de Durkheim suscita, quando enunciada.Afirma-se sem dúvida, que a educação prepara a criança para a pátria, mas também para a humanidade. De diversos modos assim se estabelece um antagonismo entre esses termos: educação social, educação humana, sociedade e humanidade.
O pensamento de Durkheim paira bem acima de objeções deste gênero. Ele jamais teve a intenção, como educador, de fazer prevalecer os fins nacionais sobre os fins humanos.Dizer que a educação é coisa social não é formular um programa de educação e verificar um fato. Durkheim tinha este fato por verdadeiro, por sua parte, fosse qual fosse a tendência que prevalecesse, aqui ou ali. Durkheim define a educação como a socialização a criança.
Se um homem existiu como um indivíduo, com personalidade própria, com tudo quanto o termo implica de originalidade criadora eresistência ás influencias coletivas – esse homem foi Durkheim. Sua primeira obra “ A divisão do Trabalho Social “ propõe toda uma filosofia da história, na qual, a gênese a diferenciação, a libertação do indivíduo aparecem como caráter dominante do progresso da civilização, e a exaltação da pessoa humana como o seu termo atual. Tal filosofia da história leva esta regra moral: “distingue- te, torna-teuma pessoa”.
Concluamos com Durkheim, que é possível individualizar socializando.
Pode-se discutir o modo pelo qual ele encara a educação da individualidade. Mas a sua definição e educação é a de um pensador que, por um instante, não desmerece nem sobreestima a função ou o valor do indivíduo.
Aparece também, por fim, quem se contraponha ao realismo de Durkheim em nome do ideal. Faz-se-lheo reparo de que ele humilha a razão, e desencoraja os esforçados, como se fizesse o apologista sistemático do que é, e ficasse indiferente ao que deva ser.
Quanto ao que ele entende por pedagogia, convirá lembrar que não é a atividade educativa, por si mesma, nem a ciência especulativa da educação. É a reação sistêmica da segunda sobre a primeira, a obra da reflexão, que pesquisa na psicologia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obras de durkheim
  • Durkheim: vida e obra
  • Métodos utilizados nas obras de durkheim
  • Vida e Obras de mile Durkheim
  • Principais obras de durkheim
  • Vida e obra de durkheim
  • DURKHEIM VIDA E OBRA
  • Vida e Obra de Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!