A Obra de Tino Seghal

841 palavras 4 páginas
Resposta Modelo Exame Arte Contemporânea

Doris von Drathen (2000) “Warburg e o seu potencial para a crítica de arte – Sobre o movimento do espectador”.
Artista: Tino Sehgal.
Obras:

Tino Sehgal, nascido em 1976 e atualmente residente em Berlim, é um dos mais singulares artistas do panorama da arte contemporânea, sendo fortemente influenciado pela sua formação em dança e economia.
O trabalho de Sehgal é simples, mas no entanto, eficaz e inovador, uma vez que cumpre os seus principais objectivos: desafiar a relação entre a obra de arte e o espectador. Ou seja, o observador abandona o seu papel passivo e assume um papel na própria obra de arte, participa nela. Esta ideia remete-nos exatamente para a visão de Aby Warburg sobre como o observador externo se pode envolver numa obra de arte e como isso deve influenciar a crítica da própria.
No texto de Doris von Drathen, a teoria de Warburg é comparada à de Heisenberg. Este último ditava que qualquer sujeito observador não podia ser considerado alheio ao objeto observado, mas sim parte dele. Tomemos o exemplo de um sujeito que observa algo através de um microscópio: não podemos excluir-nos do microssistema que está a ser observado. O sistema que existia já não é o mesmo, pois é observado, analisado e inevitavelmente alterado por quem o observa. Aby Warburg defende o mesmo no entanto, aplicado às artes.
Em 2005, nos meses de Janeiro e Fevereiro, Tino Sehgal apresenta no Museu de Serralves, duas obras que nos confiram que o trabalho do artista se integra claramente nas teorias de Warburg e mesmo Heisenberg.
This is New foi a primeira a ser apresentada e contava com uma recepcionista. O espectador entra no local e quando adquire o bilhete, a recepcionista recitava a notícia mais importante do dia: "Sondagem dá maioria absoluta ao Partido Socialista, This is new, Tino Sehgal, 2003”. Mesmo a obra sendo de uma simplicidade enorme, cumpriu o objectivo: abstraído do mundo lá fora, quando entra num museu, o

Relacionados