A obra de Gregório de Matos e sua Sátira – o barroco na literatura brasileira

Páginas: 24 (5856 palavras) Publicado: 22 de dezembro de 2014
A obra de Gregório de Matos e sua Sátira – o barroco na literatura brasileira

O Barroco é um movimento artístico que se desencadeou em meados do século XVI até o século XVIII, com o declínio do Renascimento o homem vivia um estado de tensão e desequilíbrio, do qual tentou evadir-se pelo culto exagerado da forma. Em termos estilísticos, a literatura barroca em linhas gerais praticou um cultoexagerado à forma e ao virtuosismo no intuito de maravilhar o leitor, o que implicava o uso constante de figuras de linguagem e outros artifícios retóricos, como a metáfora, a elipse, a antítese, o paradoxo e a hipérbole (figura de estilo), com grande atenção ao detalhe e à ornamentação como partes integrais do discurso. Também se popularizaram as literaturas vernaculares e aquelas centradas nocotidiano, cultivando temas naturalistas e de crítica social, como contrapartida ao idealismo cavaleiresco e nobilizante do Renascimento.
Todo o rebuscamento que aflora na arte barroca é reflexo do dilema, o que causou uma grande tensão entre o terreno e o celestial, o homem e Deus (antropocentrismo e teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo renascentista, omaterial e o espiritual, que tanto atormenta o homem do século XVII.
Podemos notar dois estilos no barroco literário: o Cultismo e o Conceptismo.
Cultismo: é caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante (hipérboles), descritiva; pela valorização do pormenor mediante jogos de palavras (ludismo verbal), com visível influência do poeta espanhol Luís de Gôngora; daí o estilo ser tambémconhecido por Gongorismo. No cultismo valoriza-se o "como dizer".
Conceptismo: é marcado pelo jogo de idéias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada (arte de bem falar, ou escrever, com o propósito de convencer; oratória). Um dos principais cultores do Conceptismo foi o espanhol Quevedo, de onde deriva o termo Quevedismo. Valoriza-se, nesteestilo, "o que dizer".
Na literatura, as características principais são:
Culto do contraste: o poeta barroco se sente dividido, confuso. A obra é marcada pelo dualismo: carne X espírito, vida X morte, luz X sombra, racional X místico. Por isso, o emprego de antíteses.
Literatura moralista: a literatura tornou-se um importante instrumento para educar e para "pregar" por parte dos religiosos(padres).
Embora tenha o Barroco assumido diversas características ao longo da história, seu surgimento está intimamente ligado à Contra-Reforma, ao qual a arte desempenhou um importante papel propagandístico. Nesse processo a Ordem dos Jesuítas foi de especial importância, agindo como um dos mais ativos paladinos da Contra-Reforma e um dos maiores patronos de arte na época. Ordem afamada pelo seurefinado preparo intelectual, teológico e artístico, foi de enorme influência na determinação dos rumos estéticos e ideológicos seguidos pela arte católica, estendendo sua presença para a América e o Oriente através de suas numerosas missões de evangelização.
[...] “A literatura barroca caracteriza-se pela fuga à expressão singela e imediata, às estruturas formais simples e lineares. , nas palavras dejá mensionadas de Damaso Alonso, o barroco é necessariamente uma literatura de fortes tensões vocabulares, de polivalências significativas, de estruturas complexas e surpreendentemente inéditas.” (AGUIAR E SILVA.2006.497)

Gregório de Matos Guerra nasceu na então capital do Brasil, Salvador, BA, em 1636. O poeta era filho de Gregório de Mattos (natural de Guimarães, Portugal) com Maria daGuerra. Os Matos da Bahia eram uma família abastada, formada por proprietários rurais, donos de engenhos, empreiteiros e funcionários da administração da colônia. Ao contrário dos irmãos mais velhos que não se adequaram aos estudos e dedicaram a ajudar o pai na fazenda, Gregório recebeu instrução na infância e adolescência e foi enviado para a Universidade de Coimbra, onde bacharelou-se em direito....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O lugar de Gregório de Matos na Literatura brasileira
  • Barroco
  • Barroco e gregorio de matos
  • Barroco
  • Barroco Gregório de Matos
  • Obras de gregorio de matos
  • Gregório de matos
  • Análise da vida e obra de Gregório de Matos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!