A noção de liberdade no emílio de rousseua

538 palavras 3 páginas
UniSEB InterativoCurso de PedagogiaAtividade Avaliativa 1 – Disciplinas: História da Educação; Psicologia da Educação; Prática de Pesquisa Educacional Silvia Elaine MitestainerRibeirão Preto2013 |

Qual objetivo da pesquisa?

O objetivo da pesquisa foi buscar compreender os processo envolvidos na co-construção do conhecimento do professor.
Teve a intenção específica de estudar os processos que contribuem para a transformação dos conhecimentos teóricos e práticos de psicologia discutidos no curso de formação em ferramentas para a organização de seu trabalho pedagógico.

Quantos foram os sujeitos da pesquisa?

Foram entrevistadas 13 (treze) professoras cursistas do PIE (Professor no Início da Escolarização).

Quais foram os procedimentos da pesquisa?

As pesquisas foram realizadas com base em um roteiro semi-estruturado que possibilitou a interpretação das cursistas a respeito de seu processo de aprendizagem e das contribuições do curso e da psicologia para o desenvolvimento desse processo e para a organização de seu trabalho pedagógico, analisando a partir de três categorias: o exercício reflexivo, o papel ativo do aprendiz e o papel do outro.

Entrevista com dois professores com formação em Pedagogia:

1º Entrevista:

* Nome: Elisângela Palomo. * Ano de formação: 1999. * Tempo de docência: 10 (dez) anos. * Modalidade de Ensino que atua: Educação Fundamental.

a-) Sua formação contemplou a disciplina de Psicologia da Educação?
Sim, em minha formação tanto no magistério quanto na Pedagogia tive em meu currículo a disciplina de Psicologia da Educação. b-) Quais foram às contribuições dessa disciplina para sua pratica docente?
A psicologia contribuiu, e muito, para compreender o comportamento do aluno, verificar os fatores que os levam a se comportar desta ou daquela maneira. Quando conseguimos compreender e

Relacionados