A nova visão

Páginas: 2 (424 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2013
CONGRESSO DE VIENA
Após longos anos de intensas batalhas contra diversas nações europeias, Napoleão foi definitivamente derrotado em junho de 1815, na Batalha de Waterloo. Ao menos desde 1812,notadamente nos combates contra os russos e ingleses, as tropas napoleônicas vinham sofrendo inúmeros revezes, o que tornaria insustentável a situação do país em um espaço de três anos.
Com o fim dosconflitos, os países vitoriosos convocaram o Congresso de Viena. Baseado nos princípios do “restauracionismo” e da “legitimidade”, buscava restabelecer o mapa europeu pré-napoleônico e levar ao poder asdinastias anteriores ao início da Revolução Francesa. Nesses termos, Luís XVIII, herdeiro vivo de Luís XVI, foi coroado novo imperador francês.
Boa parte das potências vitoriosas e que lideraram estecongresso ainda estava estruturada pelo Antigo Regime. Deste modo, com exceção da Inglaterra, países como a Rússia, Áustria e Prússia fizeram desse evento uma clara contraposição às transformaçõespossibilitadas pela Revolução Francesa. Para tanto, criaram a Santa Aliança, corporação internacional militarizada, cujas incumbências eram fundamentalmente garantir a aplicação dos ordenamentos doCongresso de Viena e evitar a ocorrência de novos movimentos liberais e antiabsolutistas. Tentava-se, assim, passar uma borracha no recente passado revolucionário francês.CÓDIGO NAPOLEÔNICO
No ano de1799, foi instituído o “Consulado” (1799-1804). Iniciava, assim, o governo de Napoleão, que viria a durar até meados de 1815, quando o líder francês foi definitivamente derrotado por uma coligaçãointernacional formada pela Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia. Seu governo foi marcado por um acentuado processo de centralização de poder, destacadamente a partir do estabelecimento de seu Império(1804-1815).
A formatação do “Código Civil Napoleônico” é certamente um dos maiores símbolos do centralismo desse governo. Baseado em leis já existentes na França e no Código Romano, o Código Napoleônico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma nova visao do genesis
  • Bandeirantismo, uma nova visão
  • adquirindo uma nova visão de mundo
  • Nova Visao Contabil
  • VISÃO GEOSSISTÊMICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
  • Net.aula: Uma nova visão da Educação
  • Nova visão do personal trainer
  • Filosofia e uma nova visão de Mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!