A nova sociedade brasileira

Páginas: 4 (776 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
A nova sociedade brasileira: este livro traz uma introdução à sociologia contemporânea do Brasil. O autor analisa nesse livro os processos de transformação da estrutura social e institucional dasociedade brasileira - as seqüelas da inflação, o impacto das privatizações, o papel do consumo e do consumidor, as novas identidades coletivas - , para em seguida confrontá-los com os debates sobre odestino das sociedades modernas.
Patrimonialismo: O patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado. Foi comum empraticamente todos os absolutismos.
O monarca gastava as rendas pessoais e as rendas obtidas pelo governo de forma indistinta, ora para assuntos que interessassem apenas a seu uso pessoal (compra de roupas,por exemplo), ora para assuntos de governo (como a construção de uma estrada). Como o termo sugere, o Estado acaba se tornando um patrimônio de seu governante.

Estado Racionalizador: organizasegundo cálculos ou raciocínios. No texto fala sobre a economia essa racionalização.
O capitalismo: é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com finslucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários sãopagos aos trabalhadores pelas empresas.


AS SETE FACES DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Patrimonialismo:
E o termo utilizado para se mencionar as apropriações privadas de recursos públicos seja pelospolíticos ou privados. Estes fatos decorrentes de nossa História como na nossa colonização, não condizem com a melhor organização social em que o Estado não deve interferir no mercando mas serestringir apenas na representatividade da sociedade civil
O patimonialismo é resultado de interesses de grupos sociais interligando interesses político Econômicos, isso resulta na ma distribuição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A repercussão da nova lei de prisões na sociedade brasileira
  • Sociedade brasileira
  • A SOCIEDADE BRASILEIRA
  • Sociedade brasileira
  • sociedade brasileira
  • sociedade brasileira
  • Sociedade Brasileira
  • Sociedade Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!