A nova psicologiga

14692 palavras 59 páginas
4
A Nova Psicologia
Um Caso de Dados Distorcidos
Wilhelm Wundt (1832-1920)
A Vida de Wundt
O Sistema de Psicologia de Wundt
A Natureza da Experiência Consciente
O Método de Estudo: Introspecção
Os Elementos da Experiência Consciente
A Apercepção: A Organização dos
Elementos da Experiência Consciente
Os Tópicos de Pesquisa do Laboratório de Leipzig
Comentário
Um Caso de Dados Distorcidos
Wilhelm Wundt, na qualidade de fundador da nova ciência da psicologia, é uma das mais importantes figuras do campo. O conhecimento de sua abordagem da psicologia é vital para uma compreensão da história desta disciplina. Contudo, mais de um século depois de ele tê-la fundado, novos dados (ou aprimoramento de dados conhecidos) levaram alguns psicólogos a concluir que a visão aceita do sistema de Wundt estava errada. Wundt, que tinha ‘horror a ser malcompreendido e mal-interpretado”, sofreu justamente esse destino (Baldwin, 1980, p. 301).
Muitos artigos publicados nas décadas de 70 e 80 fizeram eco a essa questão — o fato de o Wundt descrito nos manuais e salas de aula de psicologia ter pouco em comum com a pessoa real e com as suas concepções (ver, por exemplo, Blumenthal, 1975, 1979; Leahey, 1981). Descrições da psicologia wundtiana tinham retratado suas posições de maneira impre cisa, por vezes atribuindo-lhe crenças que eram o oposto do que ele pretendia.
Como puderam semelhantes erros ser cometidos com a obra de uma pessoa tão proemi nente? Wundt escreveu muitos livros e artigos apresentando suas concepções sobre a natureza da psicologia. O seu sistema estava à vista de todos — de todos, é claro, que tivessem fluência em alemão e estivessem dispostos a empregar o tempo necessário ao estudo do fenomenal volume de material publicado por ele.
Outros Pioneiros Europeus da Psicologia
Flemiann Ebbinghaus (1850-1909)
Georg Elias Müller (1850-1934)
Franz Brentano (1838-1917)
Cari Stumpf (1848-1936)
Oswald Külpe (1862-1915) e a Escola de Würzburg
Comentário
75

Relacionados