A nova economia

Páginas: 5 (1196 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A NOVA ECONOMIA
Surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos em ramos específicos da tecnologia da informação e das finanças que foram plantadas na década de 1970;
Cada revolução tecnológica tem seu próprio ritmo de difusão em estruturas social e econômico;
Os EUA por ter uma posição predominante na rede global de capital, permitiu que as industrias inovadores no ramo da tecnologia tivessemoportunidades do mercado, atraindo investidores e talentos no mundo inteiro;
Ver gráfico alta tecnologia;
As empresas relacionadas com a internet eram classificadas em 4 camadas;

Camada 1: São empresas que oferecem infraestrutura para internet (telecomunicações, provedores de intenet, fabricantes de equipamento de rede de computadores). Ex: Compaq, Qwest, Corning;
Camada 2: São empresas quecriam aplicativos de infraestrutura para internet, ou seja, softwares e serviços para transações via internet, também portais, sites e comercio eletrônicos. Ex: Oracle, Micrrosoft, Nestcape e Adobe.
Camada 3: São empresas de publicidade, contribuições e comissões oferecendo serviços via internet. Ex: Yahoo, E-bay.
Camada 4: São empresas que realizam transações econômicas, ou seja, o e-commerce ebancos. Ex: Amazon, E-toys, The Street.

O foco das novas industrias da tecnologia da informação estão as empresas que tem relação a internet, porém, o ramo da internet se tornou uma força importante devido ao crescimento da receita, empregos e valor de capital no mercado;
Na virada do século, a economia da internet e a tecnologia da informação tinham se tornado o núcleo da economia dos EUA,não só em qualidade, mas também em quantidade.
A bolsa de valores reconheceu essa tendência de crescimento. O valor de capitalização da bolsa das empresas da internet subiu ao nível mais alto. Isso nos leva a segunda fonte principal da transformação da economia, que no caso é a indústria financeira.
A transformação das finanças deu-se primeiramente nos EUA e na Inglaterra, e depois ao tardar namaior parte do mundo. Do ano 2000 em diante, os bancos, corretoras de ações e seguro dos EUA, puderam operar juntas numa única empresa financeira.
Computadores potentes e modelos matemáticos avançados permitiram projetos, rastreamento e prognósticos avançados de produtos financeiros mais complexos funcionando em tempo real e futuro. As redes eletrônicas de comunicação e uso de internetrevolucionou o comercio financeiro entre empresas, investidores, vendedores, compradores e por fim, a bolsa de valores.
Um acontecimento importante foi o inicio das relações diretas entre investidores e mercados de títulos, sem intermediação de corretores, era o inicio da bolsa de valores eletrônica embutida em redes de computadores com a criação da primeira empresa para esta função, assim chamada deNasdaq. Um grande numero de investidores entraram sozinhos na bolsa de valores por intermédio do poder da tecnologia, chamados de day-traders (que ficam até obter lucro suficiente comprando e vendendo em transações de curtíssimos prazos ou até terem perdas suficientes no dia).
Os negócios online aumentam de 100 mil em 1996 para mais de 500 mil por dia no final de 1999, ai então, a bolsa de valores deNova York estava criando seu próprio sistema de transações eletrônicas.
Por que é importante a tecnologia das transações? Gera oportunidade de investimento para milhões de investidores que analisam os valores e aproveitam as oportunidades com base em informações online.
Qual é sua repercussão no setor financeiro? Redução de custos em transações.
Há três consequências relacionadas às transaçõeseletrônicas.
Um aumento na quantidade de valores imobilizou as popanças a procura de retornos mais elevados, por que acelerava o índice de giro de capital.
As turbulências nas informações se tornaram fundamentais na movimentação do capital.
A volatilidade financeira aumenta exponencialmente, pois investidores entram e saem dos negócios com títulos e as tendências no mercado disparam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nova Econômia
  • A nova economia
  • A nova economia
  • Nova economia
  • A Nova Economia
  • a nova economia
  • A nova economia
  • velha economia e nova economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!