A No O De Cultura Na Folkcomunica O E Nos Estudos Culturais

5070 palavras 21 páginas
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Rio de Janeiro, RJ – 4 a 7/9/2015

A noção de cultura na folkcomunicação e nos estudos culturais: Diálogos entre as perspectivas de Luiz Beltrão e Stuart Hall1
Karina Janz WOITOWICZ2
Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR

Resumo: A partir da contribuição teórica de Luiz Beltrão para o estudo das manifestações culturais e dos fenômenos de comunicação, o presente artigo busca traçar algumas aproximações entre o pensamento beltraniano e as reflexões sobre as dinâmicas culturais e midiáticas desenvolvidas no campo teórico dos estudos culturais, enfatizando uma perspectiva de diálogo com as ideias de Stuart Hall. A contribuição deste debate consiste no reconhecimento do caráter pioneiro das pesquisas de Beltrão e da sintonia do autor com outros cenários teóricos, que valorizam abordagens críticas da cultura e dos usos e apropriações dos meios de comunicação, bem como as possibilidades de resistência dos grupos sociais.
Palavras-chave: folkcomunicação; estudos culturais; cultura; identidade.

Considerações Iniciais
Folkcomunicação e estudos culturais. Teorias surgidas em realidades e contextos absolutamente distintos, motivadas por interesses diferentes, mas que guardam alguma proximidade no que diz respeito à noção de cultura e ao modo como os indivíduos e grupos sociais elaboram e processam as mensagens dos meios de comunicação, estabelecendo relações de identificação.
É a partir do reconhecimento das ideias de Luiz Beltrão, em sua teoria da
Folkcomunicação, que se pretende, nas páginas que seguem, estabelecer um diálogo com alguns pressupostos da abordagem teórica dos estudos culturais, de modo a observar relações e particularidades entre as referidas teorias.
Assim, o presente artigo recupera algumas noções básicas das duas correntes teóricas mencionadas, enfocando três aspectos principais que permitem estabelecer

Relacionados

  • Comunicacao jorge
    212122 palavras | 849 páginas