A noção de liberdade no emílio de rousseau

Páginas: 3 (641 palavras) Publicado: 5 de maio de 2013
A noção de liberdade no Emílio de Rousseau

Rousseau em seu pensamento filosófico a partir de seu personagem Emílio, que a educação e a liberdade estão de mãos dadas, uma complementa a outra.Na concepção de Rousseau, o homem é naturalmente livre, mas que a sociedade o escraviza. Como uma criança vai aprender a se levantar depois de cair se ela não for livre para fazer seus própriosmovimentos? Isso trará benefícios para si mesmo, para seu corpo.
Quando o homem se torna progressivamente moral, a liberdade de movimento se converte em liberdade da vontade. O autor nos diz com isso que, ohomem não precisa do outro para seguir o seu caminho, é livre para fazer o que quer e saber agradar a si mesmo.
Este tipo de liberdade só o homem da natureza pode desfrutar, as crianças e o homemcivil têm liberdade imperfeita, é culpa da educação deficiente que não sabe distinguir a necessidade natural da liberdade de fantasia.
A liberdade da vontade é ser consciente e moral do ser humano,pela essência pode desaparecer. O homem realmente livre tem forças para realizar seus desejos, que se basta, no estado de natureza fica ilimitado pela sociedade. A sociedade cria necessidades fingidas,isto é, o homem precisa da ajuda do outro, tira a liberdade da vontade, um exemplo disso é o governo, diz Rousseau.
Quando as necessidades não são obstáculos para a liberdade está submetida à vontadedo outro, ser livre não é dominar uma vontade particular, a felicidade é poder não fazer o que eu não quero, também poder não fazer a si próprio o que depender da vontade do outro á nós, no modo depensar de Rousseau.
Para Rousseau a República é uma das poucas formas do homem civil e do homem da natureza ter a liberdade que tanto almeja, pois tem leis que não causam dependência particular, parao homem não ter vícios e ter moral, porem para Rousseau os homens dificilmente terão uma sociedade que não se curve para as leis positivas, o que eles vão atrás é de uma liberdade que alcance a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A noção de liberdade no emilio de rousseau
  • A noção de liberdade no Emílio de Rousseau
  • A noção de liberdade no emílio de rousseau
  • A noção de liberdade no emílio de rousseau
  • A noção da liberdade no emílio de rousseau
  • A noção de liberdade no emilio rousseau
  • A noção de liberdade no emilio de rousseau
  • A noção liberdade no emilio rousseau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!