A noção de justiça para platão

Páginas: 3 (620 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Qual papel que ocupa o sábio /educador na superação do relativismo resultante das proposições acima? Como é possível aí introduzir a noção de justiça? (Teeteto, 167 a e seguintes;  Protágoras 322 a eseguintes)– PERGUNTA DO ESTUDO DIRIGIDO CARLO GABRIEL

A grande problemática com o qual Platão inicia A República é falando sobre a justiça, Sócrates (personagem principal do diálogo) realiza suafala buscando uma definição para justiça ou para o justo. Qual dessas atitudes cabe melhor ao cidadão: o justo ou o injusto, que tem vida melhor? Como já falamos a conclusão que cabe melhor é a da vidaao justo; para chegar a esta conclusão, Glauco conta a lenda do Anel de Giges. Um homem através do poder do anel poderia adquirir quase tudo o que desejasse, mas não possui o sentimento de justiça evive com desculpas inúteis tentando sustentar uma situação que não é própria dele.
A república platônica prevê um estado que não se trata de uma forma de governo aristocrata ou um governo eleito pelamaioria. A forma de governo ideal seria aquela onde o poder é confiado aos mais inteligentes, aos filósofos, portanto temos uma sofocracia. Como Platão mesmo afirma "é preciso que os filósofos setornem reis, ou que os reis se tornem filósofos". Aonde chegar com toda esta discussão. Se Platão afirma que a justiça é a base para todas as virtudes, o sábio é uma pessoa virtuosa, logo o sábio devepor excelência ser alguém justo. Voltando a questão das virtudes, vale lembrar que a alma humana possuí três virtudes: a temperança, a coragem e a sabedoria, sendo a justiça a base dessas trêsvirtudesque seguindo a mesma linha constituirá três almas: a apetitiva, a irascível e racional que culmina numa distribuição harmônica de atividade na alma conforme a razão constituiria seguindo a virtudefundamental: a justiça. Este último argumento é o ponto central de ligação entre os conceitos de sabedoria e justiça.
O conceito de dar a cada um aquilo que lhe é próprio assume uma postura central...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Noção de justiça
  • A justiça em platão
  • platao e justiça
  • a justiça para platão
  • A justiça em platão
  • Justiça em Platão
  • O que é justiça para Platão
  • John rawls: uma noção de justiça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!