A noção de cuidado de si mesmo e o conceito de autocuidado na enfermagem

Páginas: 5 (1227 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Trabalho de Filosofia - Prof. Tilso
Nome: Patrícia Cardoso da Silva
Curso: Enfermagem - 1°semestre Turma: 10711 MA


A noção de cuidado de si mesmo e o conceito de autocuidado na enfermagem

Que a área de enfermagem,'' enfermeiro(a)'', não é somente o cuidado com o paciente, vai mas além disso, também é o autocuidado teoria de Dorothea Orem. Mas recentemente um outro contexto vemsendo abordado na enfermagem brasileira, o cuidado de si mesmo. Essa é uma teoria de Michel Foucault, que consiste em uma auto-análise, criticamente e problematizar a noção de cuidado de si mesmo, e pensar em alguma forma de melhorar, a fim de estabelecer algum tipo de complementaridade.
Pode se perceber, que ainda não há clareza suficiente acerca do que é cuidado (suas caracteristicas efinalidades). Há vários conceitos de cuidado, têm influenciado bastante na prática de enfermagem na atualidade.
O cuidado é um conceito central, em constante desenvolvimento em variados campos de pesquisa e intervenção na enfermagem, considerando a importância de fazer da reflexão e problemática um conceito de exercício constante.

O CUIDADO DE SI MESMO
Esse tema ''Cuidado de si mesmo'' só foi abordadoespecificamente nos anos de 1981-1982, durante um curso ministrado no Collège de France. No Brasil foi publicado com o nome de ''A hermenêutica do sujeito". Em seu tema o pensamento do autor, expressa dois conceitos que organizam sua obra (o biopoder e a biopolítica).
Biopoder: Entende que a estatisca da vida biológica, é a parte do Estado das formas possiveis(viver e morrer).
Biopolítica: Temcomo objeto o corpo multiplo, população. Estudando assim fenômenos de longos prazos, para tentar prevenir e estimar estatísticas, tentando encontrar o equilíbrio da população e a regulamentação. Relação entre o Estado e o sujeito em uma categoria maior ''população''. Dessa maneira de racionalização dos problemas com o Governo e assim confrontar, relação a uma população como; natalidade,mortalidade, morbilidade, saúde, higiene e etc.
Já na minha compreensão dos fatos e noções aqui propostas pelo autor, é que realmente ele tenta passar com a expressão ''cuidado de si mesmo'', que também nos leva para outra indagação,''conhece-te a ti mesmo'', é que se você não si cuidar e nem conhece a si próprio,como poderá cuidar ''ajudar'' e conhecer ás outras pessoas.

O AUTOCUIDADO
A Teoria deEnfermagem do Déficit de Autocuidado, nos seres humanos temos a capacidade de se diferenciar dos outros seres vivos como: refletir sobre si mesmos e seu ambiente, simbolizar o que vivenciam e utilizar criações simbólicas no pensamento, na comunicação para fazer coisas que são benéficas para si mesmo e para os outros.
Essa teoria é abordada por três pontos, ''autocuidado", "déficit de autocuidado" e"sistema de enfermagem".
Autocuidado: Refere-se à realização do autocuidado em si, assim como explica e justifica por que o autocuidado é necessário à saúde.
Déficit do autocuidado: Consiste em explicar quando e por que a enfermagem torna-se necessária e imprescindível à pessoa em relação ao processo cuidativo. É mais abrangente do que autocuidado.
Sistema de enfermagem: Relaciona-se ao fatoda pessoa estar em situação de déficit de autocuidado e para compensá-lo, necessita do cuidado de enfermagem. Logo se limita em explicar a maneira pela qual as pessoas são ajudadas pela enfermagem.
Com estás perspectiva podemos perceber, que a saúde é um estado de totalidade ou integridade que inclui o corpo, as reações emocionais, o desenvolvimento mental, as atitudes e as razões; é um estadode integridade e inteireza que os indivíduos avaliam constantemente. E forma pela qual, "manifesta sua existência".
Ações de Autocuidado: São as práticas ou as atividades que as pessoas iniciam e realizam em benefício próprio, com a finalidade de manter a vida, saúde e qualidade de vida. As práticas de autocuidado são condutas aprendidas e demonstradas, sendo determinadas por diversos fatores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cistite
  • O cuidado de si e o cuidado do outro
  • CUIDADOS DE ENFERMAGEM
  • Cuidados de enfermagem
  • Enfermagem: Cuidados
  • A TEORIA DE ENFERMAGEM DO DÉFICIT DE AUTOCUIDADO
  • Cuidados de enfermagem em me
  • cuidados de enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!