A NATUREZA E AS ESPECIFICIDADES DO CURSO SUPERIOR EM PEDAGOGIA: O QUE É SER PEDAGOGO?

1569 palavras 7 páginas
A NATUREZA E AS ESPECIFICIDADES DO CURSO SUPERIOR EM PEDAGOGIA: O QUE É SER PEDAGOGO?

1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir, irá nos mostrar como está o trabalho do Pedagogo nas áreas de ensino, qual o seu papel e sobre o que realmente significa esta vocação. Há muito tempo, as instituições de ensino estabelecem e contam, em seu quadro de pessoal, com o profissional pedagogo, especialista na área de educação. No entanto, essa presença não tem conseguido interferir significativamente na qualidade dos serviços que a escola vem prestando à sociedade.
De acordo com Paulo Freire, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. O próprio discurso teórico, necessário à reflexão crítica, tem de ser tal modo concreto que quase se confunda com a prática.
.A ação do pedagogo junto aos professores tem se revelado insuficiente, inadequada, pouco expressiva, pois, ao sair da faculdade, ele parece estar apto a pensar criticamente a educação sem, no entanto, saber fazê-la.Afinal, o que é ser pedagogo? O que se espera de sua atuação? O que ele faz, realmente, quando planeja, quando implementa a qualidade do ensino, quando acompanha e avalia a prática, quando estuda com o professor ou quando busca a integração da escola com a comunidade? O que quer alcançar? Quais são as funções que ele exerce na escola e que não deveria exercer? Essas e outras tantas questões são formuladas cotidianamente por quem acompanha a vida escolar dos filhos.

2. O QUE SIGNIFICA SER PEDAGOGO?

A origem da palavra pedagogia vem do grego, em que paidós significa criança e agodé indica condução, juntas essas palavras resultam na expressão que hoje conhecemos. Naquela época, referia-se à pessoa que conduzia a criança ao caminho da escola, essa função era desempenhada por um escravo.A mudança em relação aos dias de hoje é que o pedagogo não tem de

Relacionados

  • Lkvslks foiashofiashf osifjosa
    15481 palavras | 62 páginas
  • PROTAGONISMO NA ADOLESCÊNCIA: A ESCOLA COMO ESPAÇO E LUGAR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
    41761 palavras | 168 páginas