A natureza mutável dos recursos humanos / esclarecendo e medindo a influência estratégica de rh

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
Resenha
A natureza mutável dos recursos humanos / Esclarecendo e medindo a influência estratégica de RH
Francisco de Abreu Lima Filho
ULRICH (1998) discorre, em seu texto, sobre os múltiplos papéis assumidos pelos profissionais de Recursos Humanos. As mudanças ocorridas no mercado nas décadas de 80 e 90 ocasionaram a mudança de enfoque no RH visando a sua modernização incluindo conceitosestratégicos, cooperativos, de foco no consumidor, preventivos e de longo prazo. Esta visão é considerada simplista, pois o enfoque anterior (operacional, de curto prazo, corretivo, interno) ainda é necessário e de fato complementa o enfoque “moderno”.

Desta forma é criado um diagrama que ilustra os quatro papéis do RH, de acordo com dois eixos: foco futuro/estratégico vs. foco cotidiano/operacionale foco em processos vs. foco pessoal.

O foco operacional em processos é o da administração da infra-estrutura da empresa. A colaboração do RH à infra-estrutura da empresa tem como base os processos de contratação, treinamento, avaliação, premiação, promoção e gestão do fluxo de funcionários na organização, otimizando estes processos. A figura que melhor representa este papel é a doespecialista administrativo, que elimina gastos desnecessários, aumenta a eficiência e descobre melhores maneiras de se fazerem as coisas.

O foco operacional em pessoas é o da administração da contribuição dos funcionários. A colaboração do RH à contribuição dos funcionários tem como base os processos de identificação, avaliação e resolução dos problemas, preocupações e necessidades dos funcionários naorganização. A figura que melhor representa este papel é a do defensor dos funcionários, que garante maior envolvimento e competência dos funcionários.

O foco estratégico em processos é o da administração estratégica dos recursos humanos. A colaboração do RH à administração estratégica dos recursos humanos tem como base os processos tradução de estratégias empresariais em práticas concretas deRH. A figura que melhor representa este papel é a do parceiro estratégico, que reduz o tempo decorrido da concepção à execução das estratégias, aumenta a satisfação dos consumidores, pois as estratégias de atendimento foram convertidas em práticas específicas, e pode incrementar o desempenho financeiro com a execução mais eficaz de estratégias.

O foco estratégico em pessoas é o da administraçãoda transformação e mudança. A colaboração do RH à transformação e mudança tem como base os processos relacionados à cultura organizacional, seja de manutenção, alteração ou incorporação de aspectos culturais. Neste caso o desafio é abraçar as mudanças, mas não perder a base da cultura já consolidada, de forma que a organização não perca sua identidade, mas esteja apta a mudar, evoluir. A figuraque melhor representa este papel é a do agente da mudança, que garante que haja a capacidade para mudar.

São relatados dois estudos de caso da aplicação do modelo de múltiplos papéis na Hewkett-Packard e na Clorox. Em ambos os casos a aplicação do modelo teve grande impacto positivo nas empreses, com destaque à Hewlett-Packard que chegou a ser premiada por um periódico especializado.

Osquatro papéis podem ser agrupados em pares de opostos, que à primeira impressão podem parecer conflitantes, mas que se mostram complementares após uma análise. São eles o parceiro estratégico (foco estratégico em processos) vs. o defensor dos funcionários (foco operacional em pessoas) e o agente da mudança (foco estratégico em pessoas) vs. o especialista administrativo (foco operacional em processos).No primeiro caso o paradoxo reside no fato que nem sempre os objetivos estratégicos da empresa contemplam a satisfação ou o atendimento às queixas dos funcionários. Por exemplo, em uma fusão podem-se definir bem todos os aspectos estratégicos da mesma, negligenciando o fato que deverá haver também uma fusão cultural entre as empresas, o que certamente será causa de problemas futuros. Caso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Estratégica de Recursos Humanos
  • ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
  • Gestao estrategica de recursos humanos
  • Administração estratégica de recursos humanos
  • Gestão Estratégica de Recursos Humanos
  • Gestão estratégica de recursos humanos
  • Dirección estratégica de recursos humanos
  • Gestao estrategica de recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!