A Natureza como Propriedade

Páginas: 6 (1252 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEEVALE





MÍRIAN DOS SANTOS






A NATUREZA COMO PROPRIEDADE








NOVO HAMBURGO
2014

MÍRIAN DOS SANTOS



A NATUREZA COMO PROPRIEDADE


Resenha crítica sobre
o documentário “A Última Hora”,
inserido na disciplina de
Filosofia da Faculdade Feevale.





ORIENTADOR:
Rafael Hofmeister de Aguiar





NOVO HAMBURGO
2014
Osurpreendente, e por que não dizer chocante documentário A Última Hora, trás para nós “moradores do planeta Terra”, uma reflexão pertinente e marcante sobre a nossa existência e as nossas escolhas. Dirigido por Leila Conners Petersen e Nádia Conners, produzido por Brian Gerber, Chuck Castleberry, Leila Conners Petersen e o astro ativista Leonardo DiCaprio, que juntamente com Nadia Conners e LeilaConners Petersen assinaram o roteiro. Conta com a trilha sonora de Jean-Pascal Beintus. Produzido pela Warner Bros Studio no ano de 2007 nos Estados Unidos, conta com 95 minutos de imagens impactantes e depoimentos instigantes. Em destaque estão os depoimentos de Stephen Hawking (físico teórico e cosmólogo britânico), de Mikhail Gorbachev (último líder da União Soviética, presidente fundador da CruzVerde Internacional), de Wangari Maathai (fundadora do Movimento Cinturão Verde e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2004) e de Oren Lyons (Guardião da Fé e membro da Tribo Tartaruga da Nação Onondaga).
Após assistir o documentário, que teve mais de 150 horas de gravações, seria impossível não questionar-se sobre oque é realmente importante. Até quando nosso eco sistema irá suportar os danoscausados por nós, os únicos responsáveis pela destruição do nosso habitat e os maiores interessados para que isso não ocorra? Essas e outras perguntas vêm em nossa mente forçando-nos a refletir e a julgar sobre nossa incompetência e intolerância frente a algo que é insubstituível, a natureza.
Os desastres naturais têm sido muito mais frequentes nos últimos anos e isso é um fato. As mudanças climáticasque causam o aumento acentuado das temperaturas e que consequentemente derretem o gelo e ocasionam o aquecimento global é apenas uma das muitas consequências da ganância do ser humano. Os furacões, tornados, queimadas e enchentes originam danos ao meio ambiente e principalmente ao homem, sem contar o custo para reestabelecer cidades devastadas por tais catástrofes que é espantosamente assustador.Vivemos em um mundo consumista e sem controle algum, onde produzimos muito e desperdiçamos muito também. Não descartamos corretamente nosso lixo e optamos por cada dia que passa produzir mais e mais lixo.
A natureza está doente, mas o ser humano também está. Os índices de doenças respiratórias, câncer e más formações congênitas têm aumentado nos últimos tempos e os cientistas apontam a poluiçãoe o modo de vida das pessoas como fator de grande influência dessas enfermidades. Os cientistas, estudiosos e especialistas chamam a atenção para o fato de que nós somos os culpados de tudo oque está acontecendo com o meio ambiente e que optamos por viver em desarmonia com o planeta Terra. Mas até quando agiremos baseados no egoísmo? Até quando suportaremos a fúria da natureza?
Quando avaliamosa situação em que nos encontramos, chegamos a triste realidade de que não há muito tempo. Embora nos consideremos o “ser pensante”, o “animal superior”, somos muito jovens e insignificantes se comparados com a magnitude da natureza e suas espécies. Somos a espécie egoísta, que destrói seu habitat, diferente das outras espécies que vivem no nosso planeta. Tiramos tudo da natureza e não nos damosconta de que estes recursos são esgotáveis.
O progresso que buscamos a qualquer preço tem causado fortes danos ao meio ambiente e ao homem. O planeta está sobrecarregado com poluição, pessoas e desrespeito. As catástrofes nos fazem refletir sobre as nossas ações frente à preservação da natureza e seu eco sistema, mas as catástrofes passam e o ciclo de indiferença reinicia tornando a situação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROPRIEDADES DAS NATUREZA
  • Natureza
  • natureza
  • Natureza
  • natureza
  • A natureza
  • natureza
  • NATUREZA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!