A MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DO ABUSO E DEPENDENCIA DE SUBTANCIA

2461 palavras 10 páginas
A MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DO ABUSO E DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIA
Ana Paula Chizzolini Cervellini1

Resumo: O uso indevido de drogas é atualmente um problema mundial, que tem afetado estruturas sociais, políticas, éticas e culturais. Diversos modelos de tratamento para o abuso e dependência de substância têm surgido nos últimos tempos e a Musicoterapia tem se inserido com sucesso. Este trabalho traz alguns conceitos básicos relacionados ao uso de substância e tratamento, inserindo a Musicoterapia como alternativa efetiva neste contexto.

Palavras-chave: Abuso de Substância – Dependência de Substância – Musicoterapia.

Abstract:
The consume of drugs is actualy a world scale problem wich is afecting social, political , ethical and cultural structures. Multiple ways of treatment against drug dependency and abuse are being formulated in the last years and MusicTherapy is working well in those treatments. This work brings some basic concepts related to use of drugs and it’s treatment showing Musictherapy as a alternative method in this context.

Key-words: Drug Abuse – Drug Dependency - Musictherapy

A Musicoterapia no Tratamento do Abuso e Dependência de Substância

O interesse do homem pelos estados alterados de consciência produzidos pela droga e pelo uso desta é tão antigo quanto a humanidade. A primeira droga a aparecer nos relatos da história é o álcool, citado na bíblia (Gênesis) e também encontrado em resíduos arqueológicos de 5000 a.C. Na época, as drogas eram utilizadas em rituais, possuindo um caráter mágico, para provocar estados alterados de consciência e, até mesmo curar.
Com o tempo as diferentes drogas foram se espalhando pelo mundo e outras foram surgindo, sendo o álcool a que ocupava sempre lugar de destaque. A partir da Revolução Industrial, a produção de bebidas se multiplicou em todo o mundo, estimulando a criação de pontos de vendas e o consumo exacerbado. A partir do século XIX, os farmacêuticos começaram a descobrir princípios

Relacionados