A musica e a síndrome down

Páginas: 31 (7556 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1 INTRODUÇÃO

Este artigo foi elaborado e impulsionado devido a um trabalho desenvolvido em estágio no qual pudemos observar a influência que a música tem no cotidiano da criança com Síndrome de Down. A música faz um efeito extraordinário na vida de todos, inclusive em crianças com deficiência. Neste artigo, serão apresentados teóricos que conceituam a música como uma metodologia deensino/aprendizagem, contribuindo para a formação de crianças com Down.
Tendo em vista esta perspectiva buscaremos esclarecer o seguinte questionamento: Como a música pode ser um elemento facilitador no aprendizado de crianças com síndrome de down?
Esta preocupação com o desenvolvimento musical em crianças com a Síndrome de Down tem tomado proporções significativas nos últimos anos no Brasil. Váriosestudos foram desenvolvidos, por exemplo, a pesquisa sobre o papel da música em portadores de atraso do desenvolvimento (Loureiro, Guerra, França, 2006), mas especificamente sobre as relações entre a música e a síndrome de Down poucos estudos foram produzidos. Relatos sobre o papel da música na vida de crianças SD são encontrados em relatos de musicoterapeutas. Entretanto, estes relatos são raros naliteratura acadêmica.
É importante buscarmos mais informações, pois é um instrumento de fácil acesso, que não exige muito investimento financeiro e que pode contribuir para desenvolver estas crianças que precisam ser adaptadas da melhor maneira possível ao meio social. É como sugere Joly (2003):
É preciso estar atento para o fato de que a música tem sido reconhecida como elemento importante emprocessos educativos, profiláticos e terapêuticos, mostrando aos poucos como é fundamental no processo de desenvolvimento de crianças, sejam elas especiais ou não (JOLY, 2003, p. 85).

No livro “A pessoa portadora de necessidades especiais: A música e a musicoterapia” Uricoechea (1993) afirma que a musica é importante no aprendizado de toda criança, enfatizando as com deficiência mental, pois aoutilizar tal recurso o processo de cognição de habilidades básicas torna-se mais simples.
O objetivo desta pesquisa é verificar os benefícios que a música exerce sob o educando com Down, investigando as características e dificuldades deste, buscar a relação que a música exerce sobre o ensino/aprendizagem das crianças com a síndrome. E, buscar a contribuição da música para o desenvolvimentointegral do indivíduo.
Partindo deste pressuposto este estudo é relevante para nossa formação acadêmica, pois nos dará o suporte para conhecer as dificuldades e o potencial do Down. Desta maneira a educação que utiliza este método de ensino servirá de base para que este se torne um cidadão independente, crítico e útil para a sociedade. Este estudo é importante para o meio acadêmico uma vez que iráagregar alternativas para se trabalhar os conteúdos curriculares de forma prática.
No decorrer do trabalho serão apresentados quatro capítulos, sendo que no primeiro abordaremos a contribuição que a música exerce nas crianças desde o ventre até a fase escolar. No segundo nos ateremos em fazer um breve histórico da síndrome, das principais características e as dificuldades de aprendizagem doindivíduo com down. No terceiro será apresentada a música na aprendizagem de crianças com síndrome de down. No quarto e último capítulo traremos sugestões de atividades a serem desenvolvidas no contexto escolar.

2 METODOLOGIA

Os procedimentos metodológicos necessários à realização da pesquisa proposta partem da abordagem qualitativa, permitindo descrever, analisar, objetivando compreenderefetivamente a música como uma metodologia de ensino/aprendizagem, contribuindo para a formação de crianças com Down. Bogdan e Bikle (1982, apud LÜDKE; ANDRÉ, 1986, p. 11-13) que são:

a) A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento;
b) Os dados coletados são predominantemente descritivos;
c)A preocupação com o processo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sindrome down Música
  • Sindrome de down
  • SÍNDROME DE DOWN
  • Sindrome de down
  • Síndrome de Down
  • Sindrome de Down
  • Síndrome de Down
  • Síndrome de Down

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!