A musica daeducação infantil segundo rcnei

1214 palavras 5 páginas
Música

A música é a linguagem capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da organização de formas sonoras, e pelo a organização do som e silêncio principalmente na educação infantil . A música é muito presente em todas as culturas, pode ser vista em varias ocasiões, do cotidiano do ser humano. Ela já faz parte da educação, a um longo tempo sendo inserida primeiramente na Grécia antiga onde era considerada tão importante para a formação humana quanto matemática e filosofia.
A música na educação infantil, possui vários objetivos tais como: a criação de hábitos nas crianças ( lavar as mãos antes do lanche ,escovar os dentes, deixar a sala limpa entre outros), realização de comemorações do calendário escolar ( dias das mães, dias dos pais , dia da arvore etc), memorização de conteúdos ( letras, cores, números etc), improvisação, interpretação ,composição desenvolvendo a percepção e expressão de sentimentos e pensamentos nas crianças de 4 a 6 anos todos passados as crianças através de canções, essas canções a maioria das vezes são acompanhadas por gestos corporais, imitados por elas. É importante que utilizem a imitação pois estimulam e despertam o desenvolvimento do gosto pela atividade musical.
Os gestos,são comuns em jogos de movimento presente na linguagem musical, tornando –se fontes de prazer para o aluno sendo um modo de expressão já que o mesmo se comunica através de movimentos e sons. Consegue com o passar de o tempo reter mais significados maiores das canções ,fazendo com que a memorização do repertorio aumentem,sendo capaz de inovar canções com informações que já conhece e fazer improvisações. Além do cantar, a criança também começa a se interessar a tocar instrumentos musicais buscando entender sua construção, e através das oficinas que se começa a construir tais instrumentos. O Fato de construírem os instrumentos, é muito rico em questão da aprendizagem, pois a oficina, estimula nas crianças, a pesquisa,a

Relacionados