a musica como instrumento de interpretaçao da sociedade lagoa do ourense

1644 palavras 7 páginas
Introdução:

O vocábulo “música” vem da língua grega. Os latinos (romanos) propagaram a palavra para o mundo. “Techne (técnica, arte) Mousikê (musas)”, para os gregos, era a arte das musas, as divindades da beleza, as belas artes, principalmente aquela cujo elemento básico era o som. Eram nove as musas: Clio (história), Talia (comédia), Erato (poesia erótica), Euterpe (música), Polínia (poesia lírica), Calíope (eloquência), Terpsícore (dança), Urânia (astronimia), Melpômene (tragédia).
Música, portanto, para os gregos, tinha um sentido mais amplo que o atual. Mousikê era toda a cultura da arte, educação da alma. Estava ligada à vida social do povo grego, às suas festas, religião, suas manifestações culturais, sendo que entre eles a música atingiu elevado grau de desenvolvimento. Tendo como principais estudiosos na antiguidade os gregos Ptolomeu, Pitágoras e Aristoxeno de Tarento (320 anos antes de Cristo).
Nos dias atuais a Geografia Cultural engloba estudos sobre musica, e é importante para avaliar como a musica no âmbito cultural influência na construção da identidade dos lugares e indivíduos, refletindo o contexto sócio-historico na qual a sociedade esta inserida.
Nesse paper será apresentado como a musica forjada pela indústria cultural de massas tem influenciado o comportamento da sociedade Lagoa do Ourense, pois, é fundamental para a compreensão do estado degradante em que se encontra a mesma. Os objetivos do paper são: mostrar como a musica enquanto dialogo social condiciona a visão de mundo através da letra e das sensações sensoriais e a importância da escola no resgate da integridade humana.

A MUSICA, ESPELHO DA SOCIEDADE.

“A musica é a ginástica da alma” afirmou Platão. Há séculos se entende a importância da musica no desenvolvimento cognitivo de um individuo. Não existe uma sociedade em que não haja musica. Ela é capaz de transmitir “imagens” de um lugar, podendo servir como fonte primaria para entender o caráter dos

Relacionados

  • capa
    24510 palavras | 99 páginas
  • Educação em Angola
    101860 palavras | 408 páginas
  • História d Educação
    89054 palavras | 357 páginas