A Muscula O N O Foi Inventada

267 palavras 2 páginas
O INICIO DA MUSCULAÇÃO
Não existe uma data exata de quando surgiram as primeiras manifestações de levantamento de pesos. Há registros de jogos de arremessos de pedras através de gravuras em paredes de capelas funerárias do Egito Antigo, mostrando que há 4.500 anos atrás os homens já levantavam pesos como forma de exercício físico.
Os feitos de força sempre foram apreciados na nossa civilização. Nem me preocuparia em falar-vos da Antiga Grécia se não fosse atribuído a Milo de Creta (558 a.C) o registro de ter reconhecido o Princípio da Sobrecarga. Para desenvolver o seu corpo, carregava um jovem touro, um pequeno animal às suas costas para se exercitar. Conforme o animal ia crescendo, o seu corpo tambem ía se desenvolvendo por resposta ao estímulo progressivamente mais exigente.
Em defesa da atividade física, várias pessoas pelo mundo também contribuiram para o aperfeiçoamento das técnicas de treino entre eles, o alemão Eugene Sandow, que é considerado, o PAI da musculação.
No final do séc. XIX, pode dizer que surgem movimentos próximos do atual culturismo. Começaram as exibições de poses.
Nos anos 80 o culturismo torna-se muito popular com o filme protagonizado por Arnold Schwarzenegger, intitulado: Pumping Iron.
O aparecimento de certos meios de comunicação: primeiro os livros, depois as revistas, a televisão, e agora a Internet, permitiram a difusão de práticas e conhecimentos que nos séculos anteriores faziam parte de um círculo restrito de pessoas.
Atualmente, a musculação é complemento fundamental para o melhor rendimento de todos os esportes e aliada a nutrição passou a ser um elemento na prevenção de doenças.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://www.boletimef.org

Relacionados

  • alfonso
    20758 palavras | 84 páginas
  • Dicionário Etimológico
    56145 palavras | 225 páginas