A multideterminaçao do humano: uma visão em psicologia

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
1. Explique os mitos do homem natural, do homem isolado e do homem abstrato.

Homem natural – ideia de que o homem possui uma essência que o faz nascer bom, mas a sociedade ocorrompe.Homem isolado – ideia de que o homem possui um instinto gregário que, sem ele, o homem não conseguiria relacionar-se com seus semelhantes e, seria impossível a formação da sociedade.Homemabstrato – ideia de que o ser está isolado das situações históricas e presentes que transcorre sua vida.

2. Explique a concepção apresentada do homem como ser sócio-histórico.

O homem é umsersócio-histórico na medida em que as suas aptidões, o seu saber-fazer, não são transmitidos por hereditariedade biológica, e sim adquiridos no decorrer da vida, por um processo de apropriaçãoda culturacriado pelas gerações precedentes.


3. Por que H. Piéron diz que a criança ao nascer não passa de um candidato à humanidade?

Significa dizer que o ser humano não nascehomem, mas aprende a serhomem, e isso ocorre na relação com outros homens, apropriando-se da cultura através de outros indivíduos que o guiam nesse mundo, reproduzindo as propriedades e aptidõeshistóricas formadas pelaespécie humana.

4. O que caracteriza o humano? Fale um pouco de cada aspecto.

O trabalho e o uso de instrumentos – Diferentemente dos animais: 1. O homem planejaem sua cabeça o seu trabalho, assimele produz algo que já existia na sua mente, para isto o trabalho humano está subordinado á vontade e ao pensamento conceitual; 2. O homem constrói umarepresentação conceitual na sua mente sobre oinstrumento, para que este se transforme em um primeiro dado de consciência e seja considerado um instrumento de trabalho.
Sua capacidade de criar eutilizar a linguagem – O fato é que o instrumento detrabalho induz o aparecimento da consciência (isso ocorre de forma concomitante) e cria as condições para o surgimento da linguagem.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A multideterminação do humano: uma visão em Psicologia
  • RESUMO DOS TEXTOS “A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS” E “A MULTIDETERMINAÇÃO DO HUMANO: UMA VISÃO EM...
  • A multideterminação do humano
  • Uma visão de humano, demasiado humano
  • Psicologia des humano
  • uma visao evolutiva dos direitos humanos
  • O Olho Humano e o Mecanismo de Visão
  • Uma mudança na visão e no comportamento humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!