A Mulher na Idade Media

Páginas: 11 (2662 palavras) Publicado: 20 de junho de 2014
Biografia do autor
Jose Rivair Macedo Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Licenciado em História pela Universidade de Mogi das Cruzes (1985) e Doutor em História Social pela FFLCH-USP (1993). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (2001). É Professor Associado nível 3 no Departamento de História da UFRGS e docente permanente no Programa dePós-Graduação em História da UFRGS. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ desde 1995, membro de diversas associações acadêmicas e participante do Conselho Consultivo dos seguintes periódicos especializados: Signum: revista da ABREM; Brathair: Revista de estudos celtas e germânicos; Politéia (UESB); Aulas (Campinas); Dimensões (UFES); Liber Intellectus (UFG). Tem experiência na área HistóriaMedieval e de História da África Antiga. É autor de diversos livros, entre os quais: A mulher na Idade Média, Os estudos medievais no Brasil: catálogo de teses e dissertações (EDUFRGS, 2003); Desvendando a História da África (EDUFRGS, 2008) e co-organizador do livro A Idade Média no cinema (Ateliê. 2009). Entre os anos 2008-2010 coordenou o projeto patrocinado pelo Programa UNIAFRO, da SECAD-MEC,intitulado "Viajando pela África com Ibn Battuta", que resultou na elaboração de vídeo-documentário, livros de apoio e sítio eletrônico com referências para ensino de História da África. Desde 2011 atua como professor de História da África Antiga no Departamento de História da UFRGS.







A MULHER NA IDADE MÉDIA

O estudo da História em geral privilegia os homens enquanto as mulheres ficampresas em categorias vagas como “humanidade”, “homens” e “pessoas”, ou seja, permanecem em segundo plano da narração.
Na Idade Média, como em outros períodos, a sociedade definiu os papeis e os lugares reservados aos sexos. Essa definição encontrava-se expressa nos próprios símbolos que as designavam: o homem, a espada; a mulher, a roça. Ao homem um símbolo de força, virilidade e violência; amulher, um símbolo do trabalho doméstico. Tratava-se de um estereótipo, de uma idéia desmentida pela realidade histórica.
Para descrever a mulher nesse período é preciso levar em consideração que boa parte das informações foi fornecida por homens, e que a imagem obtida revela-nos um olhar masculino nem um pouco neutro.

CASAMENTO E FAMILIA
Como filhas, esposas e viúvas, as mulheres estavampresas nas malhas das relações familiares. A Idade Média no inventou a desigualdade entre os sexos. Esta remonta aos primórdios das sociedades organizadas e hierarquizadas, ao aparecimento das civilizações.
Nas civilizações romanas, por exemplo, prevaleceu a ideia de uma suposta “inferioridade natural” das mulheres, suas relações limitavam-se à domus (casa). Na Europa Ocidental, apenas entre osceltas, elas gozavam de considerável independência que dependia do grupo social do qual originava e da riqueza que possuía.
Quanto aos povos germânicos, Tácito relata que elas acompanhavam seus homens em todas as atividades, associando-se a eles nos perigos e nos trabalhos, na paz e na guerra.
Entre os séculos X e XI, houve uma transformação nas relações de parentesco, que tinha por fim evitar adivisão do patrimônio, que colocaria em risco a riqueza da família paterna. Por esse motivo, a mulher era excluída da sucessão de bens. Na nova família, quando viúva, também não teria direito à herança.
O ato do casamento aristocrático era doméstico privado. A aliança dos cônjuges estabelecia um pacto entre duas famílias, de modo que os interesses da linhagem sobrepunham-se aos pessoais. Se emvirtude da esterilidade de um dos componentes do casal, ou por outra razão, o objetivo da união não fosse atingido, a relação perdia sua razão de ser.
Ao mesmo tempo, a Igreja Católica propunha outro modelo de casamento. A intervenção dos religiosos numa cerimônia privada e familiar terminou por lhe conferir promoção espiritual, transformando-a em sacramento religioso. A ação da Igreja tinha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A situação da mulher na idade média
  • MULHER NA IDADE MÉDIA
  • A situação da mulher na idade média
  • Mulheres na Idade Media
  • Mulher na Idade Média
  • A mulher na idade Media
  • Mulheres na Idade Média
  • O papel da mulher na idade média

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!