A mulher na idade média

Páginas: 10 (2485 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A mulher na Idade Média: Aspecto da sua educação no seu convívio social
A educação
Na Idade Média grande parte da sociedade era iletrada, cabia a poucos o conhecimento da escrita e da leitura.
Os conhecimentos privilegiavam as ideias tradicionais que eram transmitidas por meios orais e visuais, sendo a ordem religiosa responsável por este processo de divulgação cultural e educacional.Portanto, as elites em geral eram alfabetizadas, seja no âmbito da igreja-convento ou castelo-palácio. A Igreja controlava o ensino para divulgar também as suas doutrinas religiosas para que todos das sociedades seguissem.
Com novas transformações e com novas características do ensino surgiram no século XI às escolas urbanas, que se transformaria nas universidades no século XIII.
Os conhecimentostanto da cultura religiosa como da cultura laica, eram transmitidos mediante os escritos e privilegiavam-se os valores e modelos cristãos, embora a oralidade também fosse uma metodologia utilizada para discutir os textos escritos. Essas práticas eram utilizadas pelos clérigos para a difusão dos valores morais e cristãos da Igreja. Servia também para o combate da heresia, porque a partir do ensino,todos tinham o dever de seguir as práticas religiosas da Igreja, caso não seguissem estavam cometendo o pecado e a partir daí, no Julgamento Final estes que não seguiu devidamente a Igreja estava condenado para o Inferno ou para o Pugartório.
Pedro Abelardo (1079-1142) foi o mais ilustre teólogo do século XII. Ele utilizava o método da dialética nos estudos e nas argumentações dos legítimos e quaissão os argumentos não autênticos e através dela fazer prevalecer às verdadeiras doutrinas cristãs.
A Escolástica surgiu do especial desenvolvimento da dialética. Abelardo foi um dos filósofos que desenvolveu os princípios da dialética.
Para aqueles dentro de nós que se inicia no estudo da lógica, digamos algumas palavras sobre sua propriedades, e comecemos por tratar do gênero a que elapertence, ou seja a filosofia(...)
(Lógica para participante, Abelardo 1973, p. 207).

A educação das mulheres
A educação das mulheres na Idade Média era em casa. Aprendiam a ler, escrever, a bordar, algumas aprendiam latim.
A educação com caráter religioso tinha como finalidade “controlar” o comportamento, os pensamentos da mulher, já que a mulher era considerada a parte débil da natureza humana,sendo ao mesmo tempo seduzida e sedutora, causara a perdição de ambos.
Para Filipe Novara, a primeira virtude a ensinar as filhas, deveria ser a obediência, pois as mulheres teriam sido feitas para obedecer. Outras virtudes complementares tinham por fim impedir que as mulheres se tornassem ousadas. Não era bom, julgava que uma mulher soubesse ler e escrever, a não ser que entrasse para a vidareligiosa. Instruída – justificava – ficaria às mercês de rodeios e galanteios dos homens. Assediadas, dificilmente resistiria o desejo de responder aos admiradores, manteria correspondências e sabe-se lá mais o que. ( A mulher na Idade Média, José Rivair, p. 85).
No romance de Abelardo e Heloisa, os dois se apaixonam e para viver esse amor vão fazer de tudo para se amar. Heloisa em uma de suascartas explica a irresistível atração por Abelardo.
Que rei, que filósofo poderia igualar tua glória? Que país, que cidade, que vilarejo não aspirava a te ver? Quem então, eu o pergunto, quando aparecias em público, não acudia para te ver e, quando te afastavas, não te seguia com o olhar, com o pescoço estendido? Que mulher casada, que moça não te desejava em tua ausência, não ardia quando estavaspresente? Que rainha, que grande dama não invejou minhas alegrias e meu leito? Possuías dois talentos, entre todos, capazes de seduzir imediatamente o coração de uma mulher: o de fazer versos e o de cantar. Sabemos que eles são bem raros entre os filósofos. (2002, p.96 e 97).
Abelardo vai dar aula para Heloisa com a permissão do seu tio, facilitando a aproximação entre os dois. “Nosso ardor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A situação da mulher na idade média
  • A Mulher na Idade Media
  • MULHER NA IDADE MÉDIA
  • A situação da mulher na idade média
  • Mulheres na Idade Media
  • Mulher na Idade Média
  • A mulher na idade Media
  • Mulheres na Idade Média

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!