A MUDANÇA DO ENSINO INFANTIL NA CONTEMPORANIEDADE

916 palavras 4 páginas
Este trabalho é na verdade do curso de pedagogia, mas das opções que me foram apresentadas está mais coerente com a matéria de pscologia.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 conclusão 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Ainda nos dias de hoje a infância é subjugada, porem esta realidade aos poucos vem mudando, a criação das chamadas brinquedotecas é um reflexo dessa mudança em nossa sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO
Toda criança tem o pleno direito de se divertir e de brincar e através destes aprender, em contravenção a esse direito a infância ainda é vista como uma fase que serve simplesmente para preparar o ser humano para a vida adulta. Infelizmente ainda é predominante o pensamento de que a criança é um adulto em miniatura e que deve ser corrigida para se tornar boa para a sociedade, o que leva muitas crianças a terem ainda hoje um tratamento às vezes áspero e desumano. A violência infantil é um claro exemplo disso, pois delonga o desenvolvimento cognitivo e motor da criança. Há pouco tempo ainda era utilizado como método de educação o castigo físico nas escolas, a chamada palmatória, ajoelhar no milho, entre outras, posteriormente foram proibidos e substituídos pelos chamados castigos morais, que consistem em expor a criança para a turma e envergonha-la publicamente. Tudo isso é um reflexo da cultura que vinha sendo construída em nossa sociedade. A valorização da infância vem sendo implantada na cultura contemporânea, através de divulgação nas redes sociais e pela mídia, inclusive está presente ate na constituição brasileira que a criança tem o direito de brincar e ter acesso à educação, o que nos leva as escolas e centros infantis para vermos como esse processo está implícito na pratica.
O brincar esta se tornando cada vez mais valioso para o aprendizado,

Relacionados