A motivação nas organizações

Páginas: 24 (5833 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2011
A MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

MÁRCIO DE MATTEIS PINTO

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo esclarecer, dentro do contexto organizacional, a motivação. Busca-se, também, enfatizar o quanto as organizações estão preocupadas com a satisfação de seus colaboradores em seus ambientes de trabalho, citaremos também as teorias que abordam e esclarecem quais são os fatoresmotivacionais dos colaboradores e o quanto que a motivação esta ligada a produção, com essa consciência as organizações tem investido muito do que diz respeito a motivação de seus funcionários. A partir de conceitos simples e objetivos, poderemos ter uma visão geral sobre a motivação nas organizações.

Palavras-chave: motivação, organização, colaborador, satisfação, estímulo, trabalho.

1 INTRODUÇÃOMotivação profissional é algo que as empresas sempre buscam para os seus colaboradores, pois procuram descobrir o que necessariamente motiva cada um, investem grandes recursos pois acreditam que terão retorno em forma de aumento de produtividade. Isso porque desmotivação profissional era algo que quase não existia em relação ao trabalho, as pessoas trabalhavam por prazer, o fato de estarem emequipe ajudava o desempenho de cada um.
No inicio do século XX, com a implantação da organização cientifica do trabalho, os conhecimentos técnicos dos saber operário forma-lhe retirados, o homem foi perdendo aos poucos o senso de coletividade e passou a exercer atividade predominante individual.
Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional,manifestado por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho (LOPES, 1980, p.23 ; RIBEIRO, 1994, p.32). É o objetivo que se imagina possuído pelos outros, e que em geral contamos encontrar em alguma meta imediata e notória, como ambição de dinheiro, desejo de segurança ou seu esforço para ter prestígio. No entanto, as metas pelas quais as pessoasparecem lutar, ao serem analisadas, freqüentemente são apenas meios de alcançar uma outra meta mais fundamental. Sendo assim, a riqueza, a segurança, a posição elevada e todas as demais metas, que supomos ser a "causa" do comportamento humano, não passam de instrumentos de que se serve o indivíduo para atingir seu verdadeiro objetivo, que é ter personalidade própria (BOSS, 1997, p.30).

2METODOLOGIA UTILIZADA

“Um método é um procedimento regular, explícito e possível de ser repetido para conseguir-se alguma coisa, seja material ou conceptual”, diz Mario Bunge. Na etimologia: Método significa a forma de proceder ao longo de um caminho para alcançar um objetivo preestabelecido (do grego meta = ao longo + hodos = caminho). Portanto, para alcançar o objetivo do artigo foramdefinidas inicialmente algumas diretrizes para que as idéias principais pudessem ser mantidas, e não se perdessem durante seu desenvolvimento, e para isso uma boa compreensão do tema seria necessário.
Devido a complexidade do assunto, foi necessária a busca de diversos renomados autores que reforçassem o desenvolvimento e posteriormente a conclusão do artigo.
Apresentar as Teorias jáconsagradas e testadas, formulando uma conclusão concisa e uma análise sistêmica dessas teorias, foi a forma encontrada para o melhor resultado esperado.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A palavra motivação tem sido bastante destacada por vários estudiosos que buscam uma forma de explicá-la e de, certo modo, saber de onde ela se origina. Motivação é o conjunto de fatores psicológicos (conscientes ouinconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo, despertando sua vontade e interesse para uma tarefa ou ação conjunta.
A motivação surge de dentro das pessoas, não há como ser imposta. Despertar o interesse das pessoas para a Qualidade é fundamental, uma vez que não se implantam qualidades por exortação, decretos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A motivação nas organizações
  • Motivação nas Organizações
  • motivação nas organizações
  • A motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!