A motivação nas organizações

Páginas: 7 (1617 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2014
A MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

A motivação consiste numa força que impulsiona o indivíduo a procurar satisfazer as suas necessidade, os seus desejos e que determina um comportamento visando reduzir um estado de tensão e assim estabelecer ou restabelecer um estado de equilíbrio. É um processo que implica a vontade de efectuar uma tarefa ou de atingir um fim. (Ceitil; 1993)
Esta pode serintrínseca ou extrínseca. A motivação intrínseca é aquela que vem de dentro, ou seja, consiste nos factores interiores que motivam o indivíduo, por exemplo, interesse pessoal, vontade e realização. Enquanto que a motivação extrínseca consiste em factores exteriores ao indivíduo e que influenciam as suas necessidades, desejos e comportamentos subsequentes, como por exemplo, recompensas, louvores epromoções. (Bruce e col. 2002)
Na situação organizacional, o comportamento humano é motivado por um conjunto de necessidades em constante mudança e evolução.
É habitual traduzir a relação entre motivação e trabalho através da seguinte fórmula: Desempenho = f (aptidão x motivação), decorre que nem sempre os problemas de desempenho podem ser reduzidos a um dos termos da equação. (Ferreira e cols. 2001)A motivação leva os empregados a aproveitarem ao máximo as suas capacidades humanas para o desempenho ao mais alto nível. (Bruce e col.2002)
Estas são as três maneiras mais comuns de influenciar a motivação:

Motivação por medo: normalmente ocorre quando a
economia é lenta e há mais trabalhadores qualificados do que empregos. Por exemplo, numa organização onde os empregos correm risco,muitos empregados fazem um esforço para serem mais produtivos, chegam mais cedo, saem mais tarde e fazem mais do que lhes compete.
Quando os empregados estão motivados pelo medo estão a evitar perder os empregos e não a tentar conseguir algo.
Este tipo de motivação dura pouco e a longo prazo pode até ser prejudicar a organização. (Bruce e col.; 2002)

Motivação por incentivos: normalmenteverifica-se quando os gestores mostram
determinado incentivo aos empregados com o intuito que estes avancem para conseguirem a recompensa.
A contrapartida deste tipo de motivação é o facto de que os empregados vão continuar a querer uma recompensa para exercerem as suas funções. Assim, o gestor terá que estar sempre a pensar em novas recompensas para que os seus empregados trabalhem ao mais altonível. No caso de o gestor não conseguir recompensar mais e mais os empregados, estes não farão mais do que o mínimo. (Bruce e col.; 2002)

Motivação por crescimento próprio: a promoção de oportunidades para o
desenvolvimento pessoal dos seus empregados é uma das chaves para maximizar a motivação e a produtividade dos mesmos. Ou seja, este tipo de motivação encoraja o trabalhador a executar as suasfunções ao mais alto nível. (Bruce e col.; 2002)

Os estudos realizados, neste âmbito, defendem que os três aspectos mais importantes da motivação são os seguintes:

- Colaboração: as pessoas tendem a sentir-se mais motivadas a trabalhar quando são inspiradas a colaborar, quando têm a oportunidade de ajudar outros a ter sucesso. Se a organização conseguir eliminar os obstáculos que prendem osucesso de um projecto a um empregado, cria um ambiente de trabalho onde inspira a motivação natural e o trabalho de equipa. (Bruce e col. 2002)

- Contentamento: as pessoas tendem a sentir-se mais motivadas a esforçarem-se no trabalho quando compreendem que o seu trabalho valoriza a organização, ou seja, quando se apercebem que o que fazem contribui para a comunidade de trabalho. (Bruce e col.2002)

- Escolha: as pessoas tendem a sentir-se mais motivadas e esforçarem-se no trabalho quando sentem que podem tomar decisões no trabalho. (Bruce e col. 2002)

A experiência mostra que as organizações que ganham vantagem competitiva são aquelas em que os seus trabalhadores ultrapassam um desempenho médio. Nestas organizações, as pessoas têm tendência a tomar iniciativas novas, não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação nas Organizações
  • motivação nas organizações
  • A motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!