A motivação nas organizações

Páginas: 7 (1605 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
Nas organizações, "a motivação pode ser entendida como o desempenho e os esforços dos colaboradores para atingir os resultados desejados" (BERGAMINI, 2006). Esse desempenho e esses esforços, na perspectiva da administração científica de Frederick Taylor, poderiam ser controlados para que se obtivesse o nível de produtividade estabelecido. Já na perspectiva das relações humanas, defendida porElton Mayo, esses mesmos resultados poderiam ser atingidos através da consideração dos colaboradores na sua totalidade, dando atenção ao comportamento social dos mesmos. A função dos gestores, nesse caso, seria conseguir com que os colaboradores fizessem algo porque se sentem satisfeitos fazendo-o.
Essas duas perspectivas foram precursoras das teorias motivacionais elaboradas no século passado,quando o interesse pelo comportamento dos colaboradores nas organizações teve um aumento significativo, principalmente nas últimas décadas.
Bergamini (2006) aponta uma das razões para esse aumento de interesse ao afirmar que: “Se a tecnologia já não é problema, se a inflação está relativamente controlada, tudo deveria ser melhor e não está sendo. É assim que as pessoas estão agora ganhando lugar dedestaque, pois o relativo fracasso só pode estar ocorrendo porque provavelmente elas sejam o principal problema.”
Certamente as pessoas não são o problema, mas parte da solução. Quando ingressam em uma organização, trazem consigo uma variedade de valores, interesses e talentos que influenciam o ambiente organizacional. Cabe á organização encontrar estratégias que permitam transformar essesvalores, interesses e talentos em ações eficazes e produtivas. Caso contrário, haverá apenas "um grande contingente de pessoas que não nutrem a menor motivação por aquilo que fazem".
Esses trabalhadores não experimentam, portanto, nenhuma satisfação ou realização pessoal gerada por aquilo que fazem em seu trabalho. O emprego, neste caso, passa a ser entendido como uma forma de angariar recursos para quepossam sentir-se felizes fora dele. É nesse momento que o trabalho deixa de exercer seu papel como referencial de auto-estima e valorização pessoal, passando a ser fonte de sofrimento e não oportunidade de realização sadia dos desejos interiores que cada um tem.
Para não tornar o trabalho uma fonte de sofrimento, é necessário que as organizações compreendam que as pessoas não fazem as mesmascoisas pelas mesmas razões. Elas são diferentes e interagem com o ambiente de forma diferente, característica que Bergamini (2006) chamou de Estilo de Comportamento Motivacional. Ou seja, este estilo é um fator indicativo das marcas individuais que cada pessoa evidencia quando se comporta na busca dos seus próprios fatores de satisfação motivacional. É função da vida psíquica humana, tendo caráterintrínseco tão típico a cada pessoa que, através da sua configuração, será possível individualizá-la dos demais com quem convive.
É o comportamento motivacional que faz com que pessoas buscando o mesmo objetivo adotem condutas diferentes, particulares.
Bergamini (2006) identificou quatro estilos de comportamento motivacional nas organizações: Orientação participativa; Orientação para a ação;Orientação para a manutenção e Orientação para a conciliação.
Orientação participativa - Pessoas com este estilo de comportamento acreditam que o mais importante seja promover o valor que os outros têm, descobrindo o que há de melhor nelas.
Orientação para a ação - Este estilo de comportamento é característico das pessoas que gostam de fazer com que as coisas aconteçam, que são atraídas porsituações em que são desafiadas a demonstrar sua competência pessoal, vencer desafios e chegar ao domínio da situação.
Orientação para a manutenção - Neste estilo, a preocupação maior é com a segurança, o que faz com que as pessoas com essa orientação construam cuidadosamente a sua vida de maneira a se sentirem firmemente apoiadas em vitórias passadas.
Orientação para a conciliação - As pessoas com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A motivação nas organizações
  • Motivação nas Organizações
  • motivação nas organizações
  • A motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações
  • Motivação nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!